Mais uma edição de 'Agosto para todos' tem início dia 14
Entretenimento 08/08/2012 09h10
A cultura popular estará em destaque neste mês de agosto com a realização de mais uma edição do projeto ‘Agosto Para Todos’, uma promoção do Governo de Sergipe através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). A programação tem início no dia 14 e prossegue até o dia 22 de agosto, data em que se comemora o Dia do Folclore.
Neste período serão promovidas diversas ações, como oficinas, exposições, palestras e apresentações culturais que irão movimentar diversos espaços dos municípios de Aracaju, São Cristóvão, Laranjeiras e Canindé do São Francisco. As atividades são gratuitas e voltadas à população em geral.
“Os nove dias de programação do ‘Agosto Para Todos’ será de pura celebração da cultura popular sergipana em todos os seus aspectos. Será um momento para reforçar a nossa identidade cultural e integrar a população nas mais diversas atividades que serão desenvolvidas ao longo desse período”, destaca a secretária Eloísa Galdino.
A abertura do ‘Agosto Para Todos’ ocorrerá na terça-feira, dia 14 de agosto, às 19h, na Biblioteca Pública Epifânio Dória (BPED), durante o II Encontro Sergipano de Literatura de Cordel e o Ponto de Encontro do PROLER. Na ocasião, serão abertas as exposições ‘Olhares para o Cordel’, ‘Lampião, uma viagem pelo Cangaço’ e ‘Taiê’, que ficarão em cartaz na Galeria J. Inácio até o dia 14 de setembro.
Programação
Em Aracaju, além das atividades do II Encontro Sergipano de Literatura de Cordel e das exposições que ocorrerão na BPED, serão realizadas oficinas de xilogravura, reciclagem e ervas medicinais no Centro de Criatividade. No dia 15, quarta-feira, o Centro fará exibição de filmes sobre a cultura popular dentro do projeto ‘Cinema Para Todos’, às 15h e às 19h.
No dia 17 de agosto, a partir das 17h, a Praça Fausto Cardoso será palco para a abertura do projeto Liras Sergipanas, com mais uma edição do ‘Pra Ver a Banda Tocar’, da Secult. A idéia é difundir o trabalho das filarmônicas de Sergipe através de concertos em praças públicas. As apresentações ocorrerão uma vez por mês com bandas de diversas partes do estado.
Em Laranjeiras, ocorrerão duas exposições dentro do ‘Agosto Para Todos’, que estarão em cartaz no Museu Afrobrasileiro de Sergipe, são elas: ‘Mestre Sales e o São Gonçalo da Mussuca’ e ‘Entre os Lambe sujos e os Caboclinhos: manifestação laranjeirense do mês de outubro’.
Em São Cristóvão, as atividades do ‘Agosto Para Todos’ ocorrerão no Museu Histórico de Sergipe (MHS). O espaço da Secult irá abrigar a exposição ‘Cangaço na ponta do punhá e por dentro do emborná!’. Já nos dias 15 e 16 ocorrerão as aulas teóricas da oficina ‘Fotografando à Luz do São Francisco’, com o fotógrafo José Caldas. Nos dias 18 e 19 os participantes da oficina seguem para a parte prática da oficina que acontece nos municípios de Brejo Grande, Ilha das Flores e Canindé do São Francisco, onde acontecerá a apresentação da Cavalhada.
O encerramento das atividades se dará no dia 22 de agosto, Dia do Folclore, a partir das 11h, em São Cristóvão. Na ocasião, será realizada uma verdadeira celebração das manifestações populares de Sergipe com apresentações culturais de diversos grupos folclóricos. Além disso, ocorrerá uma mesa redonda com o mestre da Chegança e do Lambe-Sujo, Zé Rolinha, e a secretária de Cultura de São Cristóvão, a professora e pesquisadora Aglaé Fontes de Alencar.
Duda e os Aracajueirinhos será gravado no dia 26 de novembro
Apresentação ‘Brasil e suas origens’ será realizado no Teatro Tobias Barreto
Caminhões iluminados levarão o espírito natalino por diversos pontos da cidade a partir das 18h
Stand up protagonizado pelos ex-jogadores será apresentado nesta quinta (21), no Shopping Jardins
Braileiros acreditam na possibilidade de que a artista concorra a uma estatueta no próximo ano