Literaturação: roda literária será prévia da Flise
Entretenimento 28/09/2015 14h13Reunidos na manhã do último sábado (26), na Biblioteca Municipal Clodomir Silva, unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), integrantes do projeto Literaturação acompanhados da escritora Ilmara Souza acertaram os últimos detalhes para a realização do evento que antecede a I Feira da Leitura e do Livro de Sergipe (Flise).
A Pré-Flise, que será realizada no dia 17 de outubro, às 9h, é uma prévia da Feira que homenageia o poeta nascido em Riachuelo, Santo Souza. A roda literária contará com a presença do pesquisador Jackson da Silva Lima e da neta do homenageado, Ilmara Souza, que contarão um pouco da história do sergipano.
Gessica Souza, integrante do Lite, explica que as rodas literárias são realizadas mensalmente no auditório que tem o nome do autor, por isso nada mais justo um encontro que trate da obra de Santo Souza. “Nosso objetivo é mostrar aos jovens que a leitura de obras literárias independe de idade. No encontro mesclaremos as obras de Santo Souza com um autor clássico, para que essa leitura estimule os jovens leitores”, falou.
A prévia da Flise tem com objetivo aproximar o público intelectual de Sergipe, promovendo as instituições culturais de nosso estado, valorizando assim os intelectuais locais. Estima-se que mais de 15 eventos sejam realizados antes da Flise, como forma de estimular a difusão da leitura e do livro em nosso.
A Pré-Flise será realizada entre os dias 03 de outubro, abertura oficial com a presença de Dado Vila Lobos no Teatro Tobias Barreto, seguindo até a véspera da Flise, em 05 de novembro.
Flise
Idealizada pela neta do poeta Santo Souza, Ilmara Souza, a feira tem como intuito democratizar o acesso as obras literárias, incentivando os sergipanos à prática da leitura e aos autores um espaço dedicado à promoção das obras.
Ilmara explica que o livro é a porta de entrada para o conhecimento e é através dele que a educação e a cultura se faz presente de forma ativa. “Nós temos a intenção de criar através da Flise um público leitor em Sergipe de maneira mais forte e evidente”, concluiu.
A Flise será realizada nos dias 06, 07 e 08 de novembro no Parque da Sementeira e contará com 53 estandes de editoras nacionais e sergipanas, arena dos autores climatizada, espaço kids, praça de alimentação, casa do Cordel e palco para apresentações culturais com entrada gratuita.
Com 39 edições e 52 anos de história, Fasc ocorre de 29 de novembro a 1 de dezembro
Entre os repertórios escolhidos estão composições autorais inéditas
Segunda edição será realizada pelo Governo de Sergipe entre os dias 13 de dezembro e 5 de janeiro
Evento traz decoração com mais de 6 milhões de luzes e atrativos culturais para celebrar o fim do ano
Edcássio, grupo Cangaceiros do Sertão e Cissy Freitas animam a noite