“Liras Sergipanas” finaliza temporada de 2013
Projeto renderá CD com apresentações das bandas sergipanas Entretenimento 17/01/2014 15h31Por Tíffany Tavares
O Instituto Banese e a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) realizarão a última apresentação da temporada 2013 do projeto ‘Liras Sergipanas’, nesta sexta-feira (17), a partir das 16h, no átrio do Museu da Gente Sergipana, em Aracaju. O evento é a continuidade ao projeto de difusão e valorização das bandas filarmônicas do Estado de Sergipe.
De acordo com o assessor de comunicação da Secult, Glauco Vinícius, o “Liras Sergipanas” tem como objetivo resgatar e promover a tradição das liras em Sergipe, além de registrar a história com dados quantitativos, que servirão como fonte de pesquisa para o público.
“Contabilizar quantas liras temos em nosso Estado, a história, os costumes, e os músicos, são dados que só fomentam a nossa cultura”, afirma Glauco.
Nesta última edição, estarão presentes a ‘Lira Nossa Senhora da Purificação’, da cidade de Capela, e a Banda de Música Nossa Senhora do Carmo, de Carmópolis. O acesso é gratuito.
Glauco Vinícius lembra que todas apresentações realizadas em 2013 foram gravadas e originarão um CD, que será viabilizado após a última performance das liras sergipanas. O disco contará com uma faixa de cada filarmônica que participou do projeto e seu lançamento deverá ocorrer no segundo semestre de 2014.
As Liras
Capela
A Lira Nossa senhora da Purificação foi fundada por volta de 1920 pelo maestro major Honorino Leal, político capelense de grande prestigio. Atendendo a um convite seu, o músico Francisquinho Alves de Carvalho Júnior, natural de Itabaiana, passou residir em Capela e a partir daí nasceu a Lira nossa Senhora da Purificação.
Sua missão inicial era de ocupar e educar a juventude da cidade, e com o passar do tempo, após algumas interrupções e muitos desafios, José Xavier, através de registro e estatuto, criou a Sociedade Musical Lira Nossa Senhora da Purificação, que passou a funcionar com apoio da prefeitura da cidade e com o passar do tempo, adquirindo novos instrumentos através de editais, como os da Funarte.
Carmópolis
A Banda de Música Nossa Senhora do Carmo foi criada em 2001 de lá pra cá vive um dos seus melhores momentos. Com investimentos significativos da prefeitura de Carmópolis, a banda tem se destacado em competições e festivais a nível nacional, surpreendendo a todos.
A banda já foi campeã sergipana, campeã Nordestina e tri-campeã nacional pela Confederação Nacional de Bandas e pela Associação Norte-Nordeste de Bandas e Regentes. Em 2011, graças à sua participação no Rio de Janeiro durante o Circuito Eletrobras de Bandas e Fanfarras, que inclui Minas, Rio e Espírito Santo, Sergipe também passou a fazer parte através da representação da Nossa Senhora do Carmo.
Foto: Fabiana Costa/Secult
Com informações da Secult
Atrações sergipanas também fazem parte da programação na Orla de Atalaia
Livro-reportagem de Franciele Oliveira expõe a brutalidade policial e os desafios dos direitos humanos no Brasil
Duda e os Aracajueirinhos será gravado no dia 26 de novembro
Apresentação ‘Brasil e suas origens’ será realizado no Teatro Tobias Barreto
Caminhões iluminados levarão o espírito natalino por diversos pontos da cidade a partir das 18h