Jornalista Avelar Matos lança livro
Publicação conta a história de uma garota de programa Entretenimento 31/08/2012 10h38O jornalista e escritor Avelar Mattos lançará, no próximo dia 19 de setembro, às 18 horas, na Livraria Escariz do Shopping Jardins, o livro intitulado 'Coragem de Viver'. Trata-se de um romance que tem como temática a prostituição: a vida de uma garota de programa. A obra é uma ficção, mas se aproxima da realidade. Avelar é jornalista da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Educação.
"Não tenho a pretensão de acabar com a prostituição, muito menos de julgar ninguém, mas alerto os jovens para que não caiam na tentação de procurar, exclusivamente, o sexo e o dinheiro", disse o autor, ao ressaltar que espera contribuir de forma positiva com a conscientização dos jovens para evitar que a ilusão ultrapasse os limites da razão.
"Todos nós temos o livre arbítrio, mas devemos ficar atentos para assumir as consequências dos nossos atos", disse. O livro tem 128 páginas, ilustrações coloridas feitas pelo chargista Edidelson Silva, depoimentos do advogado, escritor e jornalista Jácome Góes e dos jornalistas Luduvice José e Cleomar Brandi, além das participações do médico urologista e escritor Washington Menezes e da jornalista e professora universitária Nívea Pedroso.
Ao escrever a orelha do livro, Jácome Góes ressaltou que o autor "certamente foi inspirado ao tomar como referência do grande público a mensagem de alerta para a plena conscientização de que somos agentes causadores do nosso próprio destino".
Jácome Góes diz ainda que "é importante considerar que todos os ângulos da estória registrada no título Coragem de Viver devem interessar a jovens, pais, educadores e pessoas que sempre estão atentos para enriquecer o patrimônio do aprendizado, como recurso que facilita desenvolver a dinâmica da ascensão espiritual".
O jornalista Cleomar Brandi, dois meses antes de falecer, escreveu que ficou surpreso com Avelar Mattos incursionando pelos caminhos do romance, como se homenageasse Carlos Zéfiro, que alimentou de luxúria toda uma geração. "Quem ler Coragem de Viver certamente vai se surpreender com esse outro lado de Avelar Mattos, pisando os caminhos do jornalismo literário", escreveu Cleomar Brandi.
Estereótipos
O jornalista Luduvice José, que fez a apresentação do livro, escreveu que o "autor nos entrega um drama, uma saga, em que se revelam viciosas tendências e um final enrodilhando a efetividade familiar abandonada por uma vida de ilusão".
No prefácio do livro, o médico Washington Menezes ressalta: "O leitor que se debruçar despido de preconceitos e estereótipos terá na leitura a grata satisfação de contemplar os dramas, a felicidade e as desgraças da mais antiga e fascinante profissão humana: a prostituição. Não a prostituição vivida na arena de um prostíbulo formalmente constituído, mas, sim, a prostituição moderna, vivida nos sites da internet, nas mensagens de celular, na interação com a vida real, com os desejos, fantasias e necessidades de seres que verdadeiramente compõem a paisagem humana", disse.
Já a professora universitária Nívea Pedroso escreveu que Avelar Mattos "estreia na ficção com grande domínio do texto literário e utiliza-se de sua personagem principal, Sandira, e de uma narrativa linear para mostrar a vida e o seu determinismo".
Duda e os Aracajueirinhos será gravado no dia 26 de novembro
Apresentação ‘Brasil e suas origens’ será realizado no Teatro Tobias Barreto
Caminhões iluminados levarão o espírito natalino por diversos pontos da cidade a partir das 18h
Stand up protagonizado pelos ex-jogadores será apresentado nesta quinta (21), no Shopping Jardins
Braileiros acreditam na possibilidade de que a artista concorra a uma estatueta no próximo ano