Incarnar será apresentado no Curta-SE Live Cinema
Entretenimento 17/01/2015 09h00A partir das 18 horas de hoje (17), o Museu da Gente Sergipana recebe o Curta-SE Live Cinema com a performance Incarnar, do grupo local, coletivo Axonial. A apresentação faz parte da última etapa da primeira edição do Live.
"Esta última etapa encerra a primeira edição de um projeto que visa fomentar a produção deste tipo de arte entre performances e oficinas. Iniciamos em novembro de 2014 e encerramos no início deste ano, já pensando em próximas edições", explica a diretora Geral da Casa Curta-SE, Deyse Rocha. Ela ainda informa que a entrada será feita pelo Café do Museu e não pela entrada principal.
'Incarnar' será apresentada pela segunda vez na Capital e terceira desde a sua estreia. "Iniciamos este projeto em novembro de 2013 com uma apresentação na Reciclaria, em Aracaju. Depois, realizamos a performance no Festival Universo Paralello, em Ituberá na Bahia; na VIII Semana Sergipana de Dança; no Teatro Tobias Barreto e agora no Curta-SE Live Cinema. Além disso, participou de mostras de vídeo-dança", destaca o integrante do grupo Dândolo Santos.
Em Incarnar, o coletivo Axonial coloca à mostra os seus sentidos na performance e experimenta de forma reflexiva o consumo deliberado de “carnes”, toda, e de qualquer tipo: animal, humana ou até mesmo cultural. Acionando um corpo político, em sua estética e em seu fazer. Agora tomados pelo ato potente da performance, reflete-se em objeção aos corpos passivos, docilizados, adormecidos e mecanizados. Ao corpo da ação-reação, hábitos impotentes, os sentindo a cada escolha que é feita. O seu porquê. A sua genealogia. Pôr-se cara a cara com o que consumido perguntando: "Quem eres e de onde vens? Aonde me levarás?"
"A performance sempre varia e foi pensada para se adaptar a diferentes espaços e a se relacionar com eles. Para esta próxima performance, no Live, o formato será ainda mais diferenciado, pois contará com uma mescla entre a performance física e as interações em vídeo, onde Felipe Moraes (outro membro do nosso coletivo) irá atuar como VJ modificando o cenário e interagindo com as quatro performers", conta Dândolo.
Axonial
O coletivo responsável surgiu em 2013 para realizar a montagem da performance 'InCarnar' no intuito de conciliar diversas linguagens artísticas na multilinguagem formativa de um grupo que predispõe de uma pluralidade de olhares estéticos. O coletivo Axonial é formado por Dândolo Santos, Felipe Coringa, Felipe Moraes, Isa Barreto, Lili Drapala, Margot Oliveira e Paula Barreto.
Apoio
O projeto tem o apoio do Fundo Nacional de Cultura, do Governo de Sergipe e da Prefeitura de Aracaju, o Curta-SE Live Cnema é uma realização da Casa Curta-SE e do Ministério da Cultura/ Governo Federal. A performance deste sábado, 17, tem apoio do Museu da Gente Sergipana e Instituto Banese.
Edcássio, grupo Cangaceiros do Sertão e Cissy Freitas animam a noite
Atrações sergipanas também fazem parte da programação na Orla de Atalaia
Livro-reportagem de Franciele Oliveira expõe a brutalidade policial e os desafios dos direitos humanos no Brasil
Duda e os Aracajueirinhos será gravado no dia 26 de novembro
Apresentação ‘Brasil e suas origens’ será realizado no Teatro Tobias Barreto