I Jornada de Leitura homenageia Antônio Carlos Viana
Entretenimento 06/06/2012 14h00
Promovida pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), através do Comitê Sergipano do Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler), aconteceu na última terça, 5, a I Jornada de Leitura do Proler-SE. O projeto foi pensado para homenagear Antonio Carlos Viana, um dos mediadores do projeto Roda de Leitura, que acontece fixamente às primeiras e terceiras terças-feiras do mês na Biblioteca Pública Epifânio Dória (BPED), unidade que sediou a Jornada.
Antonio Carlos é escritor, tradutor, mestre em teoria literária, doutor em literatura comparada, além de ser professor de redação. O sergipano é considerado um dos maiores difusores da literatura no Estado. Segundo Roseneide Santana, coordenadora da Jornada, o projeto foi pensado repentinamente, mas teve uma aceitação imediata, onde mais de 17 professores se ofereceram para fazer leituras e mais de 70 pessoas se inscreveram no evento.
“Foi um projeto relâmpago, mas que teve uma ótima aceitação. Tivemos essa idéia repentina e a apresentamos na última reunião do Comitê do Proler, que prontamente acatou. Então entramos em acordo que a partir desse ano, o dia 5 de junho passa a ser um dia de Jornada de Leitura, por ser o aniversário de Antonio Carlos”, conta Roseneide.
A diretora da Biblioteca Pública Epifânio Dória (BPED), Sonia Carvalho, explica que nesta primeira Jornada foram lidos os textos e obras de Antonio Carlos, mas dando atenção especial à sua mais nova obra, que traz dicas para produção textual e redação em geral.
“A Jornada de Leitura é justamente isso: um dia em que podemos nos encontrar para ler e refletir sobre a obra de nossos autores, hoje especificamente a de Antonio Carlos Viana, nosso mediador desde sempre. Trabalhamos nessa primeira edição do evento, especificamente, a mais nova obra de Antonio, que fala sobre redação e produção de texto. Então é uma oportunidade para os estudantes que prestarão prova do Enem e de diversos outros concursos”, comenta a diretora da BPED.
As rodas
A Jornada de Leitura é mais um projeto realizado pela Secult e Comitê Sergipano do Proler, vinculado à Fundação Biblioteca Nacional, órgão do Ministério da Cultura (MinC). Trata-se de um projeto similar ao ‘Rodas de Leitura’, que acontece há quatro anos na BPE e já possui participantes fixos, encantados com a possibilidade de ao menos uma vez no mês se reunirem com outros leitores e discutirem obras de autores nacionais, internacionais e sergipanos.
“As Rodas de Leitura, e agora a Jornada de Leitura, foram as oportunidades que eu achei para poder interagir com a leitura. Sou mãe de seis filhos, dona de casa, nunca tive tempo nem espaço para ler e discutir sobre literatura. Portanto, acho que projetos como esse são importantíssimos e as pessoas devem participar cada vez mais”, entusiasma-se dona Hilda Rezende, dona de casa e participante das Rodas de Leitura desde sua primeira edição.
Outra freqüentadora assídua das Rodas é a dona de casa Sílvia Pino. Ela destaca que o puro prazer pela leitura empurra ela e outras pessoas a eventos como este. “É um projeto que abre as portas da literatura para nós, que não tínhamos oportunidade para isso. Hoje eu sinto prazer em ler, até por que nós lemos por puro prazer, não existe obrigação com as Rodas”, diz.
“Se nós estamos aqui todas as primeiras terças-feiras do mês é por isso, por que nos sentimos bem em estar aqui. É uma ótima opção para conhecermos os autores nacionais e internacionais, mas também de valorizar os autores sergipanos, os quais conhecemos todas as terceiras terças-feiras do mês”, finaliza Sílvia.
Fonte: Divirta-se
Duda e os Aracajueirinhos será gravado no dia 26 de novembro
Apresentação ‘Brasil e suas origens’ será realizado no Teatro Tobias Barreto
Caminhões iluminados levarão o espírito natalino por diversos pontos da cidade a partir das 18h
Stand up protagonizado pelos ex-jogadores será apresentado nesta quinta (21), no Shopping Jardins
Braileiros acreditam na possibilidade de que a artista concorra a uma estatueta no próximo ano