Governo prepara mais uma edição do 'Sergipe, Forró e Paixão'
Entretenimento 25/05/2012 10h00
Junho se aproxima e a expectativa dos sergipanos pelos festejos típicos do mês só aumenta. Pelo sexto ano consecutivo, o Governo do Estado realizará o ‘Sergipe, Forró e Paixão’, projeto que abrange todos os eventos promovidos pelo poder público estadual para celebrar os santos mais festeiros do calendário. Com a realização do Arraiá do Povo (na Orla de Atalaia), Barco do Forró e concursos de quadrilhas no Centro de Criatividade e Complexo Cultural Gonzagão, o Governo contribui para que Sergipe seja um dos principais destinos da época.
O ‘Sergipe, Forró e Paixão’ envolve as Secretarias de Estado da Cultura (Secult), da Comunicação (Secom) e do Turismo (Setur). Responsável pela coordenação geral do evento, a Secult reuniu nesta quinta-feira, 24, no auditório do Instituto de Tecnologia e Pesquisa de Sergipe (ITPS), representantes dos órgãos direta e indiretamente envolvidos nas festividades para definir os últimos ajustes. Como o Arraiá do Povo é o principal produto desse pacote de ações, boa parte das discussões giraram em torno da sua realização.
O conceito do evento permanece o mesmo: festa junina com referências aos antigos arraiás, onde se apresentam apenas artistas sergipanos. Mas algumas novidades prometem surpreender sergipanos e turistas: o comércio de comidas típicas será retomado e as arquibancadas voltarão a fazer parte da estrutura, proporcionando maior conforto aos que gostam de assistir às apresentações de quadrilha e grupos folclóricos.
Segundo o secretário adjunto de Estado da Cultura, Marcelo Rangel, reuniões como essa são indispensáveis na hora de organizar um evento do porte do Arraiá do Povo. “É importante ressaltar que sem a parceria das demais secretarias e órgãos responsáveis, essa festa não teria como ser realizada. São em encontros como este que podemos perceber as reais necessidades de cada instituição e ouvir sugestões de melhoria na estrutura do evento”, ressalta o secretário.
Além de representantes da Secult, Secom e Setur, estiveram presentes na reunião as Secretarias da Saúde (SES), do Trabalho (Setrab), Vigilância Sanitária, Polícia Militar (PM), Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur), Corpo de Bombeiros, CPTran e Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb).
Estrutura de saúde para o Arraiá do Povo
Além da discussão sobre a estrutura física da festa, foram debatidos pontos como a distribuição dos órgãos no espaço da festa, policiamento, trânsito e atendimento médico no evento. Segundo a representante da Secretaria de Estado da Saúde, Marli Francisco, a secretaria já está em processo de estruturação dos postos de urgência para que possam atender tranquilamente a população durante o período junino, onde a demanda se multiplica.
“A secretaria vai manter o trabalho que já realiza em eventos desse tipo: o de prevenção de DSTs, de distribuição de preservativos, de conscientização da população. É importante frisar também a presença do SAMU, e lembrar que a secretaria está programada para estruturar os hospitais para os festejos juninos, para que possamos atender tranquilamente toda a população”, diz. “Contamos também com o trabalho da vigilância sanitária, fundamental na fiscalização dos ambulantes e que garante a qualidade dos alimentos comercializados no Arraiá”, acrescenta Marli.
Trânsito e segurança
Os motoristas devem estar atentos às mudanças no trânsito nos dias de realização do Arraiá. Segundo o 1º Tenente da PM, Edicleverton Binderli, algumas vias terão seu fluxo interrompido. “Como a festa não sofreu grandes alterações, a CPTRAN vai manter o esquema utilizado anteriormente: o bloqueio das duas principais vias da orla, para garantir um fluxo seguro para os pedestres e motoristas, além de que estaremos também monitorando os estacionamentos, explica o representante da Polícia Militar.
“Quanto ao policiamento da festa, vamos analisar a necessidade do efetivo assim que estivermos com a programação do arraia em mãos, até por que esse não é o único evento junino do estado e portanto, o comando necessita distribuir o efetivo policial de acordo com a necessidade para garantir a segurança da população”, finaliza o tenente.
Fonte: Divirta-se
Duda e os Aracajueirinhos será gravado no dia 26 de novembro
Apresentação ‘Brasil e suas origens’ será realizado no Teatro Tobias Barreto
Caminhões iluminados levarão o espírito natalino por diversos pontos da cidade a partir das 18h
Stand up protagonizado pelos ex-jogadores será apresentado nesta quinta (21), no Shopping Jardins
Braileiros acreditam na possibilidade de que a artista concorra a uma estatueta no próximo ano