Fórum de Museus de Sergipe realiza reunião
Entretenimento 09/11/2012 14h03Por Allana Andrade
Nesta sexta-feira, 09 a Biblioteca Epifânio Dória recebeu mais uma reunião do Fórum de Museus de Sergipe. A iniciativa que tem como objetivo discutir ações para melhoria dos serviços e financiamentos dos museus sergipanos. As reuniões também visam a criação do Sistema Estadual de Museus, que poderá ser um espaço de capacitação dos gestores e arrecadação de financiamentos.
“Tem várias coisas importantes nessas reunições. A primeira é o fato de estarmos mobilizando o Ministério da Cultura porque com o apoio deles podemos melhorar os museus. A segunda é a capacitaçao das pessoas que trabalham nos museus e em terceiro lugar chamar atenção da população, colocar em foco as ações dos museus”, afirmou Marcelo Rangel Secretário de Estado da Cultura em exercício.
Sayonara Viana, coordenadora de museus da Secult, explica o funcionamento do fórum e ações que serão desenvolvidas. “Nos discutimos o IBRAM projeto que é do brasil inteiro que estamos trazendo para Sergipe que é para trazer estratégias de gestão para os museus e captação de financiamento junto ao Ministério da Cultura. Isso é muito importante para os museus do estado que estão em crescimento, se modernizando, abrindo novos museus no interior e tinhamos essa demanda, essa necessidade de instrumentalizar os diretores e gestores”.
Para a diretora-presidente do Palácio Museu Olímpio Campos, Eliana Borges, as reuniões são muito importantes. “Não tem como mensurar porque é a primeira vez que Sergipe recebe o projeto Conexão. Salvador, Recife já tinham e então Sergipe vai receber e vai ser de grande importância para todos os museus sergipanos tendo em vista que nos trará grandes esclarecimentos, momentos de elucidar dúvidas e enriquecimento cultural e na área museuológia, ter novos canais abertos, ver a viabilidade dos projetos que queremos fazer, é tudo isso que pleiteamos”, acredita.
Roberto Menezes representante do Museu Histórico de Sergipe vê nas reuniões a oportunidade de capacitação dos gestores. “Eu vejo uma oportunidade única de capacitar as pessoas que trabalham nos museus como o curso da UFS ainda é novo, o fórum vai capacitar o pessoal do museu para que trabalhe o mais profissionalmente possivel e vai mostrar a população as melhorias, porque apesar dos museus em São Cristóvao serem antigos, a forma de gerir ainda é nova”, disse.
Livro-reportagem de Franciele Oliveira expõe a brutalidade policial e os desafios dos direitos humanos no Brasil
Duda e os Aracajueirinhos será gravado no dia 26 de novembro
Apresentação ‘Brasil e suas origens’ será realizado no Teatro Tobias Barreto
Caminhões iluminados levarão o espírito natalino por diversos pontos da cidade a partir das 18h
Stand up protagonizado pelos ex-jogadores será apresentado nesta quinta (21), no Shopping Jardins