Feriado festivo para comemorar os 160 de Aracaju
Missa, Shows e atividades esportivas marcam a data Entretenimento 16/03/2015 15h16Por Aline Aragão
Esta terça-feira (17) é feriado na capital sergipana, Aracaju completa 160 anos e ganha uma programação toda especial para comemorar o aniversário. As homenagens começam às 5h da manhã, com Alvorada Festiva em vários bairros da cidade, começando pelo Bairro Santo Antônio, onde a cidade nasceu. No mesmo bairro, às 8h30 será realizada a missa em ação de graças, na Igreja de Santo Antônio.
Como todos os anos, às 9h30 acontece na Praça Inácio Barbosa, à solenidade de aposição de flores no monumento de Inácio Joaquim Barbosa, fundador da cidade. Em Seguida, às 11h será realizada a entrega da medalha de Mérito Cultural Inácio Barbosa.
A Marinete do Forró irá fazer um passeio pelos pontos turísticos da cidade. A saída será do mirante da 13 de Julho, às 10h com membros da imprensa sergipana e convidados e às 15h com instituições de ensino.
Às 14h tem início o tradicional passeio Aracaju de Tototó, que este ano está na 12ª edição. Cerca de 20 embarcações conhecidas como Tototó, devem sair do bairro Inácio Barbosa, pelas águas do Rio Poxim e Rio Sergipe, colorindo a paisagem natural da cidade de Aracaju, até o município de Barra dos Coqueiros.
Esporte
Mas o dia também é dedicado a grandes competições esportivas, uma delas é a Copa TV Atalaia de Ciclismo, que está na sétima edição e pontua para o ranking nacional. A largada da prova acontecerá às 7h na Avenida Paulo Barreto, em frente ao Parque da Sementeira. A prova é também a quarta etapa do campeonato sergipano de ciclismo.
Às 16h será dada a largada a 32ª Corrida Cidade de Aracaju, competição que atraí atletas de todo país. A largada acontece na Praça São Francisco em São Cristóvão e a chegada na Praça Inácio Barbosa em Aracaju.
Shows e diversão
O palco principal da comemoração será o Parque da Sementeira, com apresentações e atividades para todas as idades. A partir das 15h a festa fica por conta da animação infantil com a Turma da Mônica, brinquedos infláveis e cama elástica. As crianças também irão assistir à contação de histórias encenadas "Anase - Uma lenda africana". Além disso, todos poderão cantar parabéns para a cidade, com bolo de 1,20m X 1m.
Já para o público adulto haverá apresentação do grupo "Samba de Moça Só" e do show "Ela Por Elas", que trará a participação de 160 vozes femininas. Com direção artística da cantora Antônia Amorosa, o show contará com algumas das principais coralistas e solistas da música sergipana.
O público também poderá visitar outras amostras em homenagem ao aniversário da cidade. A exposição "Aracaju dos Meus Amores", que está aberta no Centro Cultural de Aracaju, faz referência a alguns dos principais ícones da história do município, com importantes nomes da literatura, teatro, música, artes plásticas, entre outros. A segunda é a exposição "De tabaroa vestida de Chita à Cidade Encantada", disponível no Mirante Praia 13 de Julho, com fotografias antigas e atuais da capital sergipana.
Orla Por do Sol
Um dos mais belos cartões postais da cidade, a Orla Pôr do Sol no bairro Mosqueiro, também será palco de homenagens. A partir das 17h acontece o Projeto Especial Pôr do Sol de Aracaju, que irá contar com apresentações de Valtinho do Acordeon; Helio Lima; Júnior Ferrari e a Quadrilha Junina Chapéu de Couro.
Foto: Arquivo F5 News
Edcássio, grupo Cangaceiros do Sertão e Cissy Freitas animam a noite
Atrações sergipanas também fazem parte da programação na Orla de Atalaia
Livro-reportagem de Franciele Oliveira expõe a brutalidade policial e os desafios dos direitos humanos no Brasil
Duda e os Aracajueirinhos será gravado no dia 26 de novembro
Apresentação ‘Brasil e suas origens’ será realizado no Teatro Tobias Barreto