Exposição "Vida e Obra de Luiz Gonzaga" vai à Estância
Entretenimento 14/06/2012 14h35Nesta quinta-feira (14), a partir das 19 horas, a população de Estância, região Sul do estado, vai poder conferir de perto os 23 banners da exposição Vida e Obra de Luiz Gonzaga, comemorativa ao centenário do Rei do Baião, iniciativa do mandato da deputada estadual Ana Lúcia (PT) e que está exposto desde o dia 23 de maio, com boa visitação, no Museu da Gente Sergipana, em Aracaju.
A exposição deixará o museu para ganhar um espaço de visitação no Fórum Ministro Heitor de Souza, no centro de Estância, retornando em seguida para o seu lugar original. Paralelo à exposição acontece, no mesmo fórum, palestra sobre o sanfoneiro de Exu com o pesquisador e professor do Colégio de Aplicação da UFS, José Augusto de Almeida, profundo conhecedor da vida e da obra de Gonzagão. Debaterá com o professor Augusto o também professor e pesquisador da vida de Luiz Gonzaga, Acrísio Gonçalves, um outro apaixonado pela música e pela obra majestosa do sanfoneiro.
Responsável pela organização do evento, a professora Ivônia Aparecida Ferreira lembra que é a segunda vez que os dois professores discutirão Luiz Gonzaga em Estância. Mas desta vez, o momento é muito mais especial e enriquecido pela exposição que conta a vida e a obra de Gonzagão.
“Unir uma exposição ao debate sobre as contribuições do Rei do Baião para a nossa cultura, e no seu centenário, é uma iniciativa das mais importantes aqui para Estância. Esperamos uma grande participação dos estancianos neste evento, porque a população tem clamado pelo resgate das nossas manifestações culturais, e o forró e os festejos juninos, tão presentes em Gonzagão, são as nossas maiores identidades culturais, e isso vem se perdendo nos último oito anos”, explica a professora.
Segundo ela, a administração municipal tem negligenciado a cultura estanciana e trocado as autênticas manifestações locais, conhecidas até nacionalmente, como os barcos de fogo e as guerras de espadas, por manifestações de fora, até mesmo trocando o forró por apresentações de trios elétricos com música baiana e o chamado forró eletrônico.
“Essa exposição e debate, pelos quais agradecemos ao mandato da deputada Ana Lúcia pelo apoio, são esforços para buscar o resgate das nossas verdadeiras manifestações culturais. O povo estanciano quer muito resgatar as suas tradições, e precisa disso. Esperamos estar colaborando nessa tarefa necessária. Por isso, reforçamos o convite a todos para que prestigiem o evento”, ressalta a professora Ivônia.
Ano cultural
Se vivo estivesse, o Rei do Baião completaria 100 anos este ano. Em Sergipe, foi sancionada a Lei 7.384, de autoria da deputada estadual Ana Lúcia, que institui 2012 como o Ano Cultural Luiz Gonzaga. “Este é momento para festejarmos de forma muito especial a vida e a obra de Gonzagão, resgatar a sua memória e exaltar as suas contribuições, como músico e compositor, para a formação da nossa gente, da nossa cultura nordestina e também sergipana, já que ele tinha muita identidade com o nosso povo”, lembra a parlamentar.
Ana Lúcia destaca que o sanfoneiro de Exu sempre teve uma relação muito rica e próxima com o Sergipe, onde sempre gostou de estar, principalmente na cidade de Propriá. “Ele sempre teve uma relação forte com o nosso estado e com a nossa gente, e por toda a sua vida disseminou ritmos como o xote, o baião, e o forró. Ele foi um dos maiores representantes da música brasileira e nordestina, difundindo esses ritmos por todo o Brasil e o mundo. Por isso da importância de estarmos sempre resgatando toda essa riqueza de Gonzaga”, enfatizou a deputada.
Fonte: Assessoria da deputada
Duda e os Aracajueirinhos será gravado no dia 26 de novembro
Apresentação ‘Brasil e suas origens’ será realizado no Teatro Tobias Barreto
Caminhões iluminados levarão o espírito natalino por diversos pontos da cidade a partir das 18h
Stand up protagonizado pelos ex-jogadores será apresentado nesta quinta (21), no Shopping Jardins
Braileiros acreditam na possibilidade de que a artista concorra a uma estatueta no próximo ano