Exposição ‘Mamulengo de Cheiroso’ é lançada no Natal da Gente Sergipana
Entretenimento 05/12/2014 08h35Dentro da diversificada programação do ‘Natal da Gente Sergipana’, realizado nos dias 05, 10, 11 e 12 de dezembro pelo Instituto Banese, Secretaria de Estado da Cultura e Governo de Sergipe, com a promoção do Museu da Gente Sergipana, o teatro de bonecos também será atração. É que na sexta-feira, (12), às 18h, acontecerá a abertura da exposição ‘Mamulengo de Cheiroso: A Magia no Teatro de Bonecos’.
Aberta à visitação na sala de exposições temporárias do Museu da Gente Sergipana, a exposição apresentará um panorama geral sobre a história do teatro de bonecos no mundo, desde a sua gênese na antiguidade oriental até o século XX, fazendo um recorte especial sobre a trajetória de 36 anos do grupo de teatro Sergipano Mamulengo de Cheiroso, revelando aspectos peculiares, que evidenciam a importância do grupo enquanto agente de produção, valorização e difusão da cultura local.
A oralidade, o folclore, a música, o vestuário, as tipologias fisionômicas, os gestos, as personalidades e os roteiros de vidas, que compõem o universo do teatro de bonecos, especialmente do Mamulengo de Cheiroso, serão retratados na exposição através de fotografias, depoimentos, a trajetória do grupo, tipologias dos bonecos, além da linha do tempo do teatro de bonecos no Brasil e no mundo.
Para o diretor superintendente do Instituto Banese, Ezio Déda, a exposição Mamulengo de Cheiroso é mais uma forma especial encontrada pelo Instituto Banese para cumprir seu papel de valorizar a cultura sergipana. “Ao comemorar o terceiro ano do Museu da Gente Sergipana Governador Marcelo Déda, o Instituto Banese e o Governo do Estado realizam mais uma exposição voltada para a valorização dos aspectos mais genuínos de nossa identidade cultural. A concepção dessa exposição exigiu o envolvimento nos aspectos simbólicos e na multiplicidade de informações, conteúdos e alegorias do Mamulengo, buscando captar os traços da egrégora desse universo e trazê-los para simular a emoção que atravessa a magia da boca de cena, destaca.
A dedicação, devoção e persistência da família Barreto em manter viva a tradição por tantos anos é outro aspecto revelado pela exposição, segundo o diretor de programas e projetos do Instituto Banese, Marcelo Rangel. “O Mamulengo de Cheiroso é uma brincadeira que tem uma família sergipana como base e isso também foi um dos motivos que reforçou a escolha desse tema para a exposição. Não só a família biológica de Augusto Barreto, mas uma família que ele construiu ao longo desses anos e que o ajuda a manter viva essa tradição”, afirma.
A programação do Natal da Gente Sergipana inclui outras manifestações tradicionais da cultura popular reveladas por meio de apresentações musicais, auto de natal, feirinha de artigos tradicionais e contemporâneos e oficina de Reisado. Para obter mais informações sobre a programação completa do ‘Natal da Gente Sergipana’, acessar o site www.museudadegentesergipana.com.br ou pelo facebook do Museu da Gente Sergipana. O Museu da Gente Sergipana está localizado na Av. Ivo do Prado, 398, Centro, Aracaju.
Fonte: Instituto Banese
Edcássio, grupo Cangaceiros do Sertão e Cissy Freitas animam a noite
Atrações sergipanas também fazem parte da programação na Orla de Atalaia
Livro-reportagem de Franciele Oliveira expõe a brutalidade policial e os desafios dos direitos humanos no Brasil
Duda e os Aracajueirinhos será gravado no dia 26 de novembro
Apresentação ‘Brasil e suas origens’ será realizado no Teatro Tobias Barreto