Estreia do Curta SUS reúne mais de 150 pessoas
Entretenimento 20/09/2011 16h06A Prefeitura Municipal de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), lançou nesta terça-feira, às 9h, o projeto ‘Curta SUS: inovando em saúde com o melhor da arte'. A solenidade de abertura aconteceu no auditório Abaís do Centro de Convenções de Aracaju (CIC), onde mais de 150 pessoas, entre profissionais e alunos da rede de ensino, prestigiaram a estreia do projeto inovador que usa o audiovisual como forma de promover educação em saúde.
O Curta SUS promete ser uma grande estratégia de promoção à saúde na capital sergipana. "Esta iniciativa é muito criativa e o projeto piloto saiu da própria SMS. A idéia visa projetar e promover debates sobre filmes com duração aproximada de 30 minutos, especialmente nas unidades de saúde, escolas e nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS)", explica o secretário Municipal de Saúde, Silvio Santos.
O coordenador do projeto e do Núcleo de Apoio à Gestão Estratégica da SMS, Murilo Brito, afirma que o objetivo do Curta SUS é construir através do cinema um diálogo entre o SUS e a comunidade. Segundo Murilo, o projeto também conta com a parceria do Programa Saúde na Escola (PSE) e da Rede de Atenção Primária da SMS.
"A arte possui um grande potencial e o cinema é uma expressão muito popular entre públicos de todas as idades. Estamos apostando na popularidade e no potencial subjetivo do cinema e da diretriz da Educação Popular em Saúde para ampliarmos a aproximação da comunidade aracajuana com Sistema Único de Saúde", explica.
Estreia
O superintendente da TV Aperipê, Luciano Correia; o presidente da Associação Sergipana de Documentaristas de Sergipe, Anderson Bruno, e Baruch Blumberg, um dos diretores do premiado curta ‘Do outro Lado do Rio' foram alguns dos convidados que prestigiaram a estréia. Para Anderson Bruno, a iniciativa não só promove a cultura audiovisual como democratiza o acesso à obras importantes.
"A meu ver, o ‘Curta SUS' traz uma proposta diferente e extremamente benéfica para a sociedade. Acredito que discutir saúde por meio do audiovisual é uma proposta válida, pois esses pequenos filmes possuem um grande poder de penetração junto ao público de todas as classes. Além de tudo, a ferramenta também contribui para o avanço do cinema digital em Aracaju", afirmou o presidente da Associação Sergipana de Documentaristas.
Quem foi à solenidade de abertura também teve a oportunidade de assistir em primeira mão a exibição de curtas-metragem. A estudante de psicologia, Aline Alves, conta que agora está curiosa para conhecer mais sobre o projeto.
"Adorei o filme exibido hoje. A história de ‘Imagine uma menina com o cabelo de Brasil' tem tudo em comum com esse momento. Em minha opinião é fundamental incentivar através de obras audiovisuais o diálogo entre a Gestão do SUS e seus usuários", explica Aline Alves.
Fonte: PM
Apresentação ‘Brasil e suas origens’ será realizado no Teatro Tobias Barreto
Caminhões iluminados levarão o espírito natalino por diversos pontos da cidade a partir das 18h
Stand up protagonizado pelos ex-jogadores será apresentado nesta quinta (21), no Shopping Jardins
Braileiros acreditam na possibilidade de que a artista concorra a uma estatueta no próximo ano
A influenciadora Virginia Fonseca revelou que come 10 ovos no café da manhã