Durante fase experimental, Cine Vitória é aprovado pelo público
Entretenimento 17/05/2013 11h16O Cine Vitória, localizado na Rua do Turista, passou recentemente por uma reforma e modernização de sua estrutura graças aos esforços do Ministério da Cultura, do Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), e da Casa Curta-SE. Antes da inauguração oficial, que ocorrerá em junho, o cinema abriu as portas em caráter experimental durante o Festival Varilux de Cinema Francês, realizado entre os dias 10 e 16 de maio, com boa receptividade do público.
Com boa parte das sessões cheias, os sergipanos mostraram que têm interesse por espaços que disseminem cultura e que não estejam necessariamente relacionados aos circuitos comerciais. A mostra nacional de filmes de arte franceses atraiu um público diversificado e ávido por novas opções de lazer e cultura no Estado.
“O público compareceu em peso as diversas sessões e acredito que o Cine Vitória foi aprovado quanto à sala digital de cinema fora do circuito comercial”, destaca Deyse Rocha, diretora da Casa Curta-SE, entidade sem fins lucrativos ligada ao audiovisual que gerenciará o espaço. Para a diretora, “a resposta positiva do público sergipano nos faz aguardar com ansiedade a inauguração e a oportunidade de podermos lançar a programação oficial”.
Júlio César Rodrigues, estudante de Audiovisual, aprovou, de maneira geral, as adequações realizadas no espaço. “Além de uma estrutura confortável, achei a iniciativa muito interessante pela variedade de filmes e horários”, disse. Assim como Júlio, a aposentada Iracema Figueiredo também ficou satisfeita com a estrutura. “O espaço é bem confortável e a boa distribuição do som tornam o ambiente muito agradável”, observa.
A programação foi outro fator que agradou muito que passou pelo Cine Vitória durante os dias de Festival Varilux. “Espero que o cinema mantenha o foco da programação com filmes de arte e com essa diversidade de horários”, destaca Matheus de Oliveira, estudante de Relações Internacionais.
Inauguração
Segundo a secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, o funcionamento em caráter experimental do Cine Vitória durante o Festival Varilux foi uma oportunidade da Secult e da Casa Curta-SE observarem, na prática, os detalhes do funcionamento do espaço, ouvir os freqüentadores e, assim, poder fazer alguma alteração antes da inauguração oficial para melhor receber os amantes do cinema.
“Felizmente a resposta do público quanto à estrutura e ao serviço foi muito positiva. Mesmo assim, faremos alguns ajustes que julgamos necessários para que o público tenha o máximo conforto”, diz a secretária. “A entrega do Cine Vitória é uma grande vitória da nossa gestão, pois marca o início da revitalização do cinema de rua na capital sergipana”, completa.
A inauguração do Cine Vitória acontecerá em junho com a estréia do filme ‘Aos ventos que virão’, do cineasta Hermano Penna, que foi gravado em Sergipe.
Imagem: Fabiana Costa
Livro-reportagem de Franciele Oliveira expõe a brutalidade policial e os desafios dos direitos humanos no Brasil
Duda e os Aracajueirinhos será gravado no dia 26 de novembro
Apresentação ‘Brasil e suas origens’ será realizado no Teatro Tobias Barreto
Caminhões iluminados levarão o espírito natalino por diversos pontos da cidade a partir das 18h
Stand up protagonizado pelos ex-jogadores será apresentado nesta quinta (21), no Shopping Jardins