Curta-SE inicia disputa de curtas iberoamericanos
Entretenimento 19/11/2015 10h43O Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe (Curta-SE), que acontece em Aracaju de 16 a 21 de novembro, dá início à disputa de curtas ibero-americanos na noite desta quinta-feira (19). A programação acontece exclusivamente no Cinema Vitória e começa durante a manhã com a exibição da Mostra Informativa Acessibilidade, a partir das 9h30. À tarde, serão exibidos os premiados em Avanca, festival parceiro do Curta-SE. ´Foi o Fio´ de Patrícia Figueiredo; ´Nocturna´ de Pedro Farate e ´A minha casinha´ de Maria Raquel Atalaia serão algumas das produções exibidas a partir das 14h.
Às 17 horas começam as Mostras Informativas de Longas com a produção brasileira ‘O Último Cine Drive- in’, produção muito aguardada pelo público do Festival. Na história, o jovem Marlombrando (Breno Nina) se vê obrigado a voltar à Brasília, sua cidade de natal, devido a doença de sua mãe, Fátima (Rita Assemany). Lá, ele vai reencontrar seu pai, Almeida (Othon Bastos), dono do Cine Drive-in, há 37 anos. Ele insiste em manter vivo o cinema, mesmo não atraindo mais espectadores como na década de 70. Para isso, conta com a ajuda de apenas dois funcionários: Paula (Fernanda Rocha), que cuida da projeção e da lanchonete; e José (Chico Sant´anna), um velho amigo de Almeida, que ajuda a vender ingressos no caixa e da limpeza do local. Com a ameaça de demolição do Cine Drive-in e o agravamento da doença de Fátima, pai e filho vão ter que se unir e tentar reviver o passado.
Mostras Competitivas
Os curtas iberoamericanos começam a disputa pelo troféu Ver ou Não Ver na noite de quinta-feira, 19. Na 1ª Mostra, ‘Teatro’ de Iván Ruiz Flores; ‘El color de Leo’ de Zarah Knebel; ‘Araca- O samba em pessoa’ de Aleques Eiterer; ‘Até a China’ de Marão; ‘Viagem na Chuva’ de Wesley Rodrigues; ‘Aula de reforço’ de Rodrigo Séllos; ‘Pra ficar na história’ de Boca Migotto’ e ‘O jogo’ de Pedro Coutinho serão exibidos na sala do Cine Vitória.
Curta-SE 15
Através da Lei de incentivo à Cultura, o festival tem o apoio da Revista Preview, AVBR Produções, Pelicano, Benedito Lado B Produções, Mix Estúdios, Mistika, Cia Rio, Tagi.i, ABCA, Pontão de Cultura Digital Avenida Brasil, NET, Shopping Rio Mar, Festival de Avanca - PT e Fest´Afilm - FR, Superlux, TV Sergipe, Secretaria de Estado da Cultura, Secretaria de Estado da Educação, e apoio cultural do Cinema Vitória, Banco do Nordeste do Brasil, Cinemark e HS Áudio e Vídeo. A realização é da Casa Curta-SE e Ministério da Cultura /Governo Federal.
Fonte: Casa Curta-SE
Com 39 edições e 52 anos de história, Fasc ocorre de 29 de novembro a 1 de dezembro
Entre os repertórios escolhidos estão composições autorais inéditas
Segunda edição será realizada pelo Governo de Sergipe entre os dias 13 de dezembro e 5 de janeiro
Evento traz decoração com mais de 6 milhões de luzes e atrativos culturais para celebrar o fim do ano
Edcássio, grupo Cangaceiros do Sertão e Cissy Freitas animam a noite