Curta-se está com inscrições abertas até o dia 8 de maio
Festiva acontece de 28 de agosto a 3 de setembro Entretenimento 25/03/2015 16h06Da Redação
O Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe (Curta-se) está com inscrições abertas para 15ª edição, que traz como novidade, duas novas categorias, "Trailer" e "Webserie". O festival acontece em Aracaju, de 28 de agosto a 03 de setembro.
Podem participar filmes realizados por produtores e/ou realizadores iberoamericanos ou radicados no Brasil por mais de 02 anos, concluídos entre 2013 e 2015. As inscrições podem ser feitas de 23 de março a 08 de maio. Todo processo de inscrição é on-line e utiliza a plataforma Movibeta. Ao entrar no site, é preciso fazer um cadastro e localizar a seção do Curta-SE, para realizar a inscrição.
Para as mostras competitivas, serão selecionados até 70 filmes, entre as categorias cinema digital iberoamericano (até 20 filmes); vídeo de bolso (até dez filmes), videoclipe (até dez filmes), curta sergipano (até dez filmes), trailler (serão até dez obras, sendo até cinco para curta e até cinco para longa), webserie (até cinco obras) e longa-metragem (até cinco filmes). Além desses, as melhores pontuações que não se classificarem serão exibidas nas mostras paralelas, de caráter informativo.
Os realizadores e distribuidoras brasileiras estão são isentos de pagamento de taxa pelos serviços da plataforma. Já estrangeiros pagarão cerca de 1,5 £ e 4 £ (1,50 e 4 euros), referente ao custo de envio do material.
História
O Curta-se foi criado em 2001, como Festival Luso-Brasileiro de Curtas-Metragens de Sergipe, inicialmente como um pequeno festival de curtas-metragens voltado para o público universitário. O sucesso foi imediato e o Festival não parou de crescer. Em 2008, o evento torna-se Festival Iberoamericano de Curtas-Metragens. Isso possibilitou a participação de países abrangidos pelo programa Ibermedia, do qual fazem parte a Argentina, Brasil, Chile, Uruguai, Cuba, México, Venezuela, Colômbia, além de Portugal e Espanha.
Em 2014 o Curta-se bateu recorde de inscrições de filmes estrangeiros. Cerca de 42% dos produções foram de outros países, sendo Espanha e Portugal os países que mais inscreveram. No total, foram quase 500 filmes inscritos.
Edcássio, grupo Cangaceiros do Sertão e Cissy Freitas animam a noite
Atrações sergipanas também fazem parte da programação na Orla de Atalaia
Livro-reportagem de Franciele Oliveira expõe a brutalidade policial e os desafios dos direitos humanos no Brasil
Duda e os Aracajueirinhos será gravado no dia 26 de novembro
Apresentação ‘Brasil e suas origens’ será realizado no Teatro Tobias Barreto