Curta-se chega à 12ª edição com novidades
Entretenimento 23/08/2012 15h26Com o tema ‘O futuro que queremos’, o Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe (Curta-SE) chega à 12ª edição este ano. O evento, que conta com apoio cultural do Governo de Sergipe, ocorrerá entre os dias 17 e 22 de setembro com a premiação em seis categorias: 35mm, vídeo iberoamericano, vídeo de bolso (celular), vídeos sergipanos e videoclipe e longa .
Este ano, o Curta-SE bateu recorde de inscrição pelo segundo ano consecutivo. Foram 618 inscrições, 13 a mais do que no ano anterior e com um prazo menor. “Este ano, não prorrogamos o prazo de inscrições e mesmo assim conseguimos bater recordes de participantes. Isso prova a credibilidade que o Festival tem”, ressalta a diretora executiva do festival, Rosângela Rocha.
Depois de São Paulo (166), Rio de Janeiro (120) e Espírito Santo (65) foram os estados que mais mandaram representantes. Sergipe atingiu 33 inscritos. Já a categoria videoclipe, incorporada ao festival este ano, também recebeu 33 inscrições. Além de produções nacionais, o Curta-SE também recebeu inscrições de vários países, como Espanha (44), Portugal (7), Argentina (6) e Estados Unidos (2).
Para Rosângela Rocha, o crescimento do festival é uma soma de fatores. “A produção de conteúdos é crescente em todo país. Isso se deve à redução do custo de produção, dos equipamentos, da multiplicação de realizadores querendo fazer seu filme e da divulgação do Curta-SE entre realizadores e instituições do audiovisual no país”, opina.
Outro detalhe importante nesta edição do evento é o local onde serão realizadas as mostras. “Das outras vezes exibimosem vários espaços, mas neste ano, todas as produções exibidas em Aracaju acontecerão no Cinemark, do Shopping Jardins, por nos preocuparmos com a qualidade da exibição, tanto nas mostras informativas, quanto competitivas ”, explica Rosângela, ao lembrar que o festival também leva mostras para as cidades de São Cristóvão, Estância e Laranjeiras, Além de promover seminários, cursos, shows, feira da sustentabilidade, ambos gratuitos e abertos ao público.
Rodada de negócios
Nesta décima segunda edição, o Curta-SE, que foi selecionado pelo projeto Petrobras Cultural, inclui a 1ª Rodada de Negócios de Conteúdos Audiovisuais e Multiplataforma do Nordeste. A Rodada tem realização da Casa Curta-SE e co-realização do Sebrae /SE e é impulsionada pela Lei 12.485, que regulamenta o mercado de TV por assinatura, criando-se uma cota de 30% do investimento em audiovisual seja aplicado em produções das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
“Com essa primeira rodada, abriremos a discussão e principalmente os negócios nessa área. Teremos a presença de empresas envolvidas com o mercado e o evento servirá para negociação dessas produções”, explica.
Curta+SE 12
O Curta-SE, incentivado pela Lei de Incentivo à Cultura, tem patrocínio da Petrobras, co-patrocínio do Banese, apoio cultural do Banco do Nordeste, Cinemark e Governo de Sergipe, apoios da Cia Rio, Canal Brasil, Shopping Jardins, Cinerama Brasilis, Megacolor, Sebrae/SE, APBITv, Pipa Distribuidora, Nova Digital, Tv Sergipe, Estúdios Mega, CBC, FICC, CNC, Revista Preview, Revista Raça Brasil, Canne, ABPITV, Emsetur , Infonet, Fórum dos Festivais, Ativa Impressão Digital, Porta Curtas, Maria Cheirosa, Líder Lab , Curso Mater Day, Oceanário /Projeto Tamar, Governo de Sergipe ( Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Secretaria de Estado da Cultura), Pontão Digital Avenida Brasil, Ponto de Cultura Figuras em Trânsito, Atração Gravadora, Prefeituras (Estância, Laranjeiras e São Cristóvão), Segrase e SESC SE. O festival é uma realização da Casa Curta-SE e Secretaria do Audiovisual / Ministério da Cultura/Governo Federal.
Duda e os Aracajueirinhos será gravado no dia 26 de novembro
Apresentação ‘Brasil e suas origens’ será realizado no Teatro Tobias Barreto
Caminhões iluminados levarão o espírito natalino por diversos pontos da cidade a partir das 18h
Stand up protagonizado pelos ex-jogadores será apresentado nesta quinta (21), no Shopping Jardins
Braileiros acreditam na possibilidade de que a artista concorra a uma estatueta no próximo ano