Crianças aprendem técnicas de conservação de livros
Entretenimento 24/10/2012 13h00A Biblioteca Infantil Aglaé Fontes de Alencar (Biafa) continua com uma programação toda especial para as crianças. Elas estão aprendendo a conservar e guardar os livros corretamente, através de historinhas contadas por Livrolino e Livrolina, personagens fictícios criados pelos contadores de histórias da Biafa. “As crianças precisam saber a importância de cuidar dos livros e cultivar o hábito da leitura”, afirma Claudia Stocker, diretora da biblioteca.
Kayo Thalys, estagiário de Biblioteconomia, que se fantasia de Livrolino na hora da história, conta que ensina as crianças, a maneira correta de manusear o livro: não rasgar, não dobrar, não sujar. “Nós queremos fazer com que elas aprendam a ter o cuidado com o livro e o veja não como um material que é preciso ter cuidado, afinal, é através dele que ela adquirá conhecimento”, explica.
A professora da Escola Municipal Acrísio Cruz, Josilda Vieira, que levou seus alunos para a Biafa, estava bastante satisfeita com o trabalho desenvolvido na Biblioteca. “Com essa experiência, meus alunos vão aprender a valorizar o livro e a importância que ele tem, e isso facilita o nosso trabalho na escola”, alegou a professora.
Grande receptividade
A reação das crianças, segundo Thalys, é a melhor possível. “Elas aceitam com grande felicidade. Durante a oficina a gente faz perguntas para ver se eles fixaram as informações e eles mostram um aprendizado muito legal”, declarou.
A pequena Beatriz Silva, de 8 anos, estava se divertindo muito com o curso. “Eu aprendi que a gente tem que guardar o livro com muito cuidado para não desgastar, nem pegar poeira”, conta a menina. Seu colega, Bruno de Jesus, de 9 anos, também aprendeu bastante. “Vou fazer um marcador de livro em casa”, comenta.
Próximas atividades
Para a próxima semana, a Biafa preparou uma programação dedicada ao Dia Nacional do Livro, 29 de outubro, com mais contações de histórias e oficinas. A Biblioteca Pública Infantil Aglaé Fontes de Alencar fica localizada na rua Dr. Leonardo Leite, S/N, bairro 13 de Julho, anexo à Biblioteca Pública Epifânio Dória. Para agendar visitas e mais informações, entre em contato com (79) 3179-1965.
Livro-reportagem de Franciele Oliveira expõe a brutalidade policial e os desafios dos direitos humanos no Brasil
Duda e os Aracajueirinhos será gravado no dia 26 de novembro
Apresentação ‘Brasil e suas origens’ será realizado no Teatro Tobias Barreto
Caminhões iluminados levarão o espírito natalino por diversos pontos da cidade a partir das 18h
Stand up protagonizado pelos ex-jogadores será apresentado nesta quinta (21), no Shopping Jardins