Confira a programação da festa das cabacinhas em Japaratuba
Entretenimento 08/01/2016 08h23Da Redação
Patrimônio Cultura e imemorial do estado de Sergipe, a tradicional Guerra das Cabacinhas, herança dos antigos carnavais, ganha às ruas do município de Japaratuba, a 54 km de Aracaju, a partir desta sexta-feira (8). Até o sábado (9) a festa reúne vários artistas nacionais e deve atrair mais de 10 mil foliões por dia.
O município está em festa desde o começo de janeiro com a realização do XV Festival de Artes Arthur Bispo de Rosário e nesta quinta-feira (7) começaram as celebrações religiosas de Santos Reis e São Benedito que seguem até o domingo (10).
Inicialmente, a guerra de cabacinhas era realizada como forma de paquera entre os jovens durante as festividades religiosas. As bolas de parafina eram cheias de água perfumada e jogadas na pessoa de agrado. Atualmente é feita apenas como forma de brincadeira sendo arremessadas nas pessoas que participam do evento.
As cabacinhas são artefatos em formato redondo feito com parafina, água, um pincel e uma lâmpada velha, onde se coloca a parafina para derreter numa panela velha, e quando já tiver derretida se retira do fogo e coloca a metade da parte redonda da lâmpada no líquido formando uma cuia, em seguida coloca água fria para secar, retira a parafina com cuidado e reserva. A operação é repetida e posteriormente se cola as duas cuias com um pincel, passando a parafina para unir. Depois é feito um buraco onde se introduz a água com delicadeza, em seguida se tapa o buraco com parafina e coloca a bola já cheia num balde com água com cuidado. Após esse processo é só começar a guerra.
Sexta-feira
21h – Suíte do Forró
23h30 – Márcia Fellipe
0h30 – Calcinha Preta
02h30 – Swing Banda
Sábado
21h – Forró dos Mais
22h30 – Duquinha
0h30 – Luan Estilizado
02h30 – Adalgiza
4h – Nego de Gileno e Forrozão Argolão de Ouro
Confira a programação promovida em Aracaju
Com 39 edições e 52 anos de história, Fasc ocorre de 29 de novembro a 1 de dezembro
Entre os repertórios escolhidos estão composições autorais inéditas
Segunda edição será realizada pelo Governo de Sergipe entre os dias 13 de dezembro e 5 de janeiro