Concerto da Orquestra Sinfônica homenageia Outubro Rosa
Entretenimento 28/10/2015 08h35A Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse) realizará nesta quarta-feira (28), a partir das 20h30 um concerto especial para a campanha "Outubro Rosa". Sob a regência do diretor artístico e regente titular do grupo, maestro Guilherme Mannis, a orquestra apresentará um repertório inteiramente dedicado à música brasileira, recebendo também a visita inédita do Trio Violões de Sergipe.
Juntos, Orquestra e Trio executarão peças homenageando o grande compositor do choro brasileiro, Aníbal Augusto Sardinha, mais conhecido como ‘Garoto’. Os ingressos, a preços populares, estarão disponíveis na bilheteria do Teatro Tobias Barreto, na sede da Associação dos Amigos da Oncologia (AMO) e com seus colaboradores. Toda a renda do espetáculo será revertida para a AMO.
A Orsse é uma realização Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Cultura.
Concerto
A primeira peça do programa será a Sonata para Cordas do compositor brasileiro Antônio Carlos Gomes. Muito conhecido por suas óperas, ele compôs uma peça inteiramente dedicada às cordas, aliando as mais vanguardistas expressões românticas europeias a momentos de pura ligação com a música brasileira, caso do último movimento da obra, denominado ‘O Burrico de Pau’.
A segunda parte do programa será unicamente dedicada ao choro. Com arranjos sinfônicos escritos pelos integrantes do Trio de Violões de Sergipe, a surpresa deverá vir da ligação entre a delicadeza do trio violonístico, a singeleza do choro de Garoto em contraponto à grandiosidade da execução sinfônica.
Trio Violões
O trio se desenvolveu através de um projeto de extensão proposto pelo departamento de música da Universidade Federal de Sergipe (UFS), e é formado pelos violinistas Alessandro Pereira, Fabiano Zanin e Ricardo Vieira, sendo os dois primeiros professores da universidade.
Com a proposta de difundir, por meio do violão, a cultura da música instrumental na região, o trio vem realizando recitais em congressos, seminários e festivais, como: o I Fórum das Licenciaturas (UFS), a III Semana de Turismo, Cultura e Gastronomia da UFS, o Festival de Violão de Sergipe e a Semana de Extensão e Pesquisa do Sescanção (Sesc).
Em seu repertório, há obras brasileiras e latino-americanas que retratam a diversidade de ritmos e estilos, passando por diversos gêneros, como tango, baião e choro. O trio busca incentivar e comissionar obras dedicadas à formação, com canções originais e arranjos inéditos.
Fonte: ASN
Com 39 edições e 52 anos de história, Fasc ocorre de 29 de novembro a 1 de dezembro
Entre os repertórios escolhidos estão composições autorais inéditas
Segunda edição será realizada pelo Governo de Sergipe entre os dias 13 de dezembro e 5 de janeiro
Evento traz decoração com mais de 6 milhões de luzes e atrativos culturais para celebrar o fim do ano
Edcássio, grupo Cangaceiros do Sertão e Cissy Freitas animam a noite