Começou o Rock Sertão 2012
Entretenimento 12/07/2012 17h16
Desde ontem (11) Nossa Senhora da Glória começaou a ser palco de mais uma edição do Rock Sertão, um festival de música independente que chega ao seu 10º com força total. O projeto idealizado há 10 anos pela banda FATOR RH, tem transformado o sertão sergipano em um placo grandioso para as bandas de Pop Rock local.
Consagrado no calendário cultural e festivo de Nossa Senhora da Glória e da cena musical do estado, o evento traz na edição deste ano, diversas oficinas culturais e artísticas como de audiovisual, tecido acrobático, entre outras. Além disso, a programação deste ano, que como nos anos anteriores será gratuita, contará com a realização de fóruns, mostras de filmes e mesas literárias.
Segundo a organização do festival, o público estimado é de 6 mil pessoas, podendo aumentar esse número com as apresentações do fim de semana e atingir o principal objetivo, que é inserir Sergipe na cena independente.
Entre as bandas que fazem parte do festival este ano estão Mamutes, Mauá, Coutto Orchestra de Cabeça, Fator RH, One Last Sunset, que se apresentarão na sexta-feira. Já no sábado, subirão ao palco Água Meteoro, Oganjah, Karranca, Bad Snake, Autopse e Silent Vanity.
O Festival
O Rock Sertão surgiu em 2001 com a banda Fator RH, a partir de uma necessidade de mostrar o som e o trabalho das bandas de música independente do interior e de promover o intercâmbio entre aqueles que produzem esse tipo de música em Sergipe. Além disso, havia uma necessidade de formar um público maior para esse estilo musical e de atender aos anseios de seu incipiente público local.
A ideia se efetivou num festival de bandas alternativas de vários estilos musicais, realizado em praça pública, de forma que pudesse dar ao público em geral acesso facilitado a um produto cultural de qualidade oriundo da própria região, além, de estimular o surgimento de novas bandas.
A 1ª Edição do Festival foi realizada no dia 24 de março de 2001 com quatro bandas oriundas de três cidades da Região do Alto-Sertão, onde apesar da pequena divulgação, atraiu público de toda região. Já a 2ª edição, realizada nos dias 14 e 15 de maio de 2004, atraiu a atenção da imprensa sergipana, onde TV’s locais, diversos jornais, revistas, sites e as principais rádios do Estado divulgaram o evento, que surpreendeu as expectativas de todos atraindo caravanas de cidades de Sergipe e de Estados vizinhos.
O Festival de Música Independente 'Rock Sertão' contribui expressivamente para a divulgação do trabalho de bandas sergipanas, que através do evento tem a oportunidade de mostrar seu talento. O evento colabora também para a disseminação da música independente na região sertaneja, confirmando que essa mescla de estilos musicais possui características mutantes que, agregadas ao regionalismo e à criatividade do nordestino, resultam numa manifestação cultural extremamente original.
É fato que o Festival se encontra em uma crescente de apoio, divulgação e, sobretudo de público. Cada edição do 'Rock Sertão' é uma superação das edições anteriores, sendo que este ano o festival ganhou divulgação no estado de Sergipe com a vinculação de propagandas na maior emissora de TV do estado, de vinhetas nas mais diversas rádios, entrevistas com os idealizadores e bandas participantes no Festival de música, além da ampla divulgação na internet, nos mais variados sites, blogs e comunidades. A participação do poder público estadual foi imperativa na concretização desta edição, apoiando na profissionalização da execução do festival.
Fonte: Secretaria de Estado da Cultura
Duda e os Aracajueirinhos será gravado no dia 26 de novembro
Apresentação ‘Brasil e suas origens’ será realizado no Teatro Tobias Barreto
Caminhões iluminados levarão o espírito natalino por diversos pontos da cidade a partir das 18h
Stand up protagonizado pelos ex-jogadores será apresentado nesta quinta (21), no Shopping Jardins
Braileiros acreditam na possibilidade de que a artista concorra a uma estatueta no próximo ano