Começa a VI Semana Sergipana de Dança
Entretenimento 17/05/2012 10h09
A noite da última terça-feira, 15, foi marcada pela abertura da sexta edição da Semana Sergipana de Dança, o maior evento da área no Estado. Até o domingo, 20, o Teatro Atheneu será palco de uma programação com o que há de mais atual na dança no Estado. O evento é uma grande vitrine para a cena em Sergipe, além de ter o evento um caráter de formação de platéia.
A semana de Dança é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Diversões do Estado de Sergipe (Sated/SE), que se unem mais uma vez para levar aos palcos a arte genuinamente sergipana.
“A sexta Semana Sergipana de Dança é mais um exemplo do esforço de um coletivo formado por aqueles que fazem a Secult e a classe artística. O evento vem acontecendo ao longo desses anos por força de lei e por força de vontade daqueles que labutam na arte da dança. O governo Marcelo Déda e a Secult têm trabalhado para fazer dos palcos das nossas unidades os locais daqueles que fazem arte em Sergipe”, destacou a secretária de Cultura, Eloísa Galdino durante o discurso de abertura.
Durante a cerimônia de abertura, o dançarino Gladston Santos recebeu das mãos da secretária Eloísa Galdino uma placa em homenagem ao trabalho desenvolvido em Sergipe em prol da dança. Para o presidente do Sated e um dos organizadores da Semana de Dança, Ivo Adnil, Gladston é uma personalidade marcante do universo da dança de Sergipe. "Ele é um grande merecedor da homenagem prestada neste evento", observou.
Diversidade de estilos
O público que compareceu ao primeiro dia da Semana de Dança foi saudado pela quadrilha junina Xodó da Vila, que fez uma apresentação em frente a teatro. O diretor presidente da quadrilha, Etelvan Santos, afirmou que abrir o evento foi uma honra para o grupo que em 2011 levou o título de campeão do Arraial Arranca Unha, no Centro de Criatividade. “Nós estamos muito felizes em participar deste evento e é muito bom ver a preocupação da Secult em valorizar as danças populares, a exemplo das quadrilhas juninas”, frisou.
O primeiro grupo a se apresentar na Mostra Principal de Espetáculos foi o Coletivo Arco-Reflexo. O grupo levou para o palco um espetáculo de dança contemporânea e propôs uma reflexão sobre o corpo na dança. “Nós estamos participando pela primeira vez da Semana de Dança e esperamos que este espaço seja uma vitrine para o nosso trabalho. A oportunidade de compartilhar com o público é muito rica, pois a partir desse diálogo poderemos dimensionar e reafirmar as diretrizes do nosso trabalho”, enfatizou Paula Barreto, que assina a direção coreográfica e artística do espetáculo.
A noite também foi de estreia para a dançarina Isa Barreto, que apresentou o solo ‘Invólucro’. A dançarina fez sua primeira apresentação em palcos sergipanos, depois de passar uma temporada de oito anos na Espanha, o que para ela foi uma experiência única.
“Para mim essa oportunidade de se apresentar no evento foi muito boa para dar visibilidade ao trabalho que venho desenvolvendo”, afirmou. Isa levou para o palco do Atheneu um espetáculo que mistura a dança e o teatro, com elementos primitivos nos movimentos e na música, que foi executada ao vivo durante a apresentação. Uma proposta nova e que agradou o público presente.
A primeira noite de espetáculos da Semana de Dança foi encerrada com a apresentação da Espaço Liso Cia de Dança, que levou para o palco um espetáculo de dança carregado de crítica social. “Neste espetáculo nos transportamos à temática da violência contra as mulheres. Para a dança e buscamos trabalhar uma diversidade grande de linguagens para conseguir comunicar o tema proposto”, explicou Ewertton Nunes, diretor e coreografo da companhia.
Ewertton reforça que nos próximos dias 23 e 24 o grupo volta ao palco do Atheneu numa curta temporada do mesmo espetáculo. Uma oportunidade a mais para que o público possa conferir de perto esse trabalho inovador da Espaço Liso que mescla uma boa dose de teatro, dança e audiovisual.
Público
A abertura da programação da Semana de Dança contou com um grande público. Dentre os presentes, muito amantes da dança, a exemplo das jovens estudantes Rose Santana e Mariana Santos. “Fiz questão de comparecer hoje na abertura porque eu sou apaixonada pela dança. Com certeza tentarei prestigiar nos outros dias”, afirma Mariana. Rose, que já participou do grupo de dança do ventre, afirma que é fã de todos os estilos de dança, em especial a dança do ventre e a dança contemporânea.
A senhora Jurema Araújo Ramos também se diz apaixonada pela dança, e durante a apresentação da quadrilha Xodó da Vila não se segurou e caiu no arrasta-pé. “Adoro todos os estilos de dança. Danço de tudo, só não sei se danço certo, mas que danço, danço!”, ressaltou. Ela afirmou que fará o possível para marcar presença em todos os dias do evento.
Programação
Durante toda a semana o público terá acesso gratuito ao Teatro Atheneu, bastando apenas se dirigir à bilheteria para retirada do ingresso. Até domingo, dia 20, muitas atrações ainda passarão pelo palco do Atheneu. Ao todo, o evento trará 20 grupos de dança do Estado, representando as mais variadas vertentes. Todos os dias, a abertura da programação ficará por conta de um grupo de Dança Popular, que será seguida de três espetáculos.
O último dia do evento foi reservado para a Mostra Infantil e a Maratona de Dança, espaço dedicado aos grupos amadores, aqueles que estão em inicio de carreira e todos aqueles que queiram um espaço para apresentar o trabalho que vem desenvolvendo no universo da dança. Desta forma, a Semana Sergipana de Dança se concretiza como um espaço democrático de divulgação desta vertente artística no Estado.
Confira a programação completa:
16/05/2012 – quarta
18h30 – Dança Popular: BALÉ FOLCLORICO DE LARANJEIRAS
19h00 – YAÔNILÉ CIA DE DANÇA AFRO E NEGRA – Espetáculo Saudação às Águas (15 a 25 min)
19h20 – IRMÃO DE RUA – Street Dance / Pirambu-SE (5 a 10 min)
19h30 – NELSON SANTOS CIA DE DANÇA – “Folcloreando” (30 a 45 min)
17/05/2012 – quinta
18h30 – Dança Popular: MESTRE RINDU DE SÃO CRISTÓVÃO – GRUPO CACETEIRAS
19h00 – JUVENTU’S CIA DE DANÇA – Espetáculo Muros (15 a 25 min)
19h20 – HAYFFA – “Solo de Derbak Moderno” (5 a 10 min)
19h30 – CUBOS CIA DE DANÇA – Espetáculo Brincando (30 a 45 min)
18/05/2012 – sexta
18h30 – Dança Popular: SAMBA DE COCO DA BARRA DOS COQUEIROS
19h00 – CARPEDIEM CIA DE DANÇA – Espetáculo Drama Queen (15 a 25 min)
19h20 – TATHIANY REZENDE DE MOURA – “Solo de Dança Árabe” (5 a 10 min)
19h30 – CIA DANÇART DE SERGIPE – Espetáculo “Imagens” (30 a 45 min)
19/05/2012 – sábado
18h30 – Dança Popular: BATUCADA BUSCAPÉ
19h00 – ESSÊNCIA GRUPO DE DANÇA – Espetáculo D’UM (15 a 25 min)
19h20 – MICHELLI PEREIRA – “Solo Sarapokán” (5 a 10 min)
19h30 – CIA CONTEMPODANÇA – Espetáculo “Canal Aberto” (30 a 45 min)
20/05/2012 – domingo
15h – Mostra Infantil
19h – Maratona de Dança
Fonte: Divirta-se
Duda e os Aracajueirinhos será gravado no dia 26 de novembro
Apresentação ‘Brasil e suas origens’ será realizado no Teatro Tobias Barreto
Caminhões iluminados levarão o espírito natalino por diversos pontos da cidade a partir das 18h
Stand up protagonizado pelos ex-jogadores será apresentado nesta quinta (21), no Shopping Jardins
Braileiros acreditam na possibilidade de que a artista concorra a uma estatueta no próximo ano