Ciclo natalino é lançado no Centro de Aracaju
Entretenimento 18/12/2014 13h41Apresentações artísticas com corais e grupo folclórico encantaram adultos e crianças durante a abertura oficial do Ciclo Natalino de Aracaju, realizado nesta quarta-feira (17), na Praça General Valadão, em frente ao centro Cultural de Aracaju. Este ano, os festejos da natividade trazem um resgate histórico da data, voltado à cultura nordestina.
"Esse evento trabalha a memória, é um evento cultural que tem como proposta a revitalização e resgate histórico. Sergipe tem identidade e não uma identidade importada com renas, neve e Papai Noel. Nossa identidade cultural é o ciclo da natividade com reisado, com coral, entre outros, que o Nordeste assimilou com a colonização, e trazem sua verdadeira identidade", afirma a presidente da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), Aglaé Fontes.
Depois do lançamento oficial, que contou com a presença do prefeito em exercício, José Carlos Machado, o público assistiu a apresentação do grupo folclórico Guerreiro Vitória da Mocidade, Aracaju. Segundo o coordenador, Mestre Luciano, o grupo vai completar 21 anos de existência este mês. "Nosso grupo traz a cultura popular brasileira através do reisado, com personagens como a caboclinha, filha do índio, a lira e a rainha", ressalta.
Em seguida foi a vez da apresentação que reuniu os corais da Empresa Municipal de obras e Urbanização (Emurb), Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), Petrobras, Vivace e da Prefeitura Municipal Aracaju. A corista Elaine Santana Silva, do coral Vivace diz que ficou muito feliz de participar deste encontro de vários corais e que gosta muito de cantar musicas natalinas.
"Eu canto há 17 anos e gosto muito de participar de apresentações referentes ao Natal. A Prefeitura sempre faz algum evento neste período e achei muito legal que, desta vez, nos apresentamos no Centro da Cidade, que é um lugar de muita movimentação e que deve ser mais aproveitado", opina.
A programação do Natal no Centro segue ao até o dia 23 de dezembro, sempre a partir das 16 horas, com grupos folclóricos, apresentações musicais, teatrais e feirinha de artesanato. Entre as atrações, o público poderá ver a Gruta da Natividade, composta por personagens do folclore nordestino e exposição de presépios instalada no Centro Cultural de Aracaju.
Confira a programação dos próximos dias:
18/12 - Reisado senhor dos Passos (Laranjeiras)
Odir Caius
Mamulengo de Cheiroso - O Natal da Viúva Alucinada
Canarinhos de Aracaju - Cantos de Natal
OrquesTRINCA - Orquestra Popular
Feirinha de Artesanato
19/12 - Banda de Pífano Treme Terra
Grupo Chorinho Atrevido (Escola de Artes Valdice Teles)
Auto de Natal Grupo Ibuaça
Feirinha de Artesanato
20/12 - Filarmônica Trinta de Junho
Reisado de Satu (São Cristóvão)
Coral Vivace In Bossa
Grupo de Percussão (E. M. José Conrado de Araújo)
Feirinha de Artesanato
22/12 - Grupo Folclórico Pastoril (Japaratuba)
Banda Head (Rock Clássico)
Feirinha de Artesanato
23/12 - Odir Caius
Grupo de Metais (E. M. Olga Benário)
Banda El Natura
Feirinha de Artesanato
Edcássio, grupo Cangaceiros do Sertão e Cissy Freitas animam a noite
Atrações sergipanas também fazem parte da programação na Orla de Atalaia
Livro-reportagem de Franciele Oliveira expõe a brutalidade policial e os desafios dos direitos humanos no Brasil
Duda e os Aracajueirinhos será gravado no dia 26 de novembro
Apresentação ‘Brasil e suas origens’ será realizado no Teatro Tobias Barreto