Cena do Audiviosual de Sergipe mostra avanços
Entretenimento 07/12/2012 10h59O audiovisual sergipano atravessa um período de efervescência e as políticas públicas executadas durante a gestão do governador Marcelo Déda para a área vêm contribuindo bastante para esse momento. Entre apoio a festivais, projetos culturais, editais de apoio à produção audiovisual, e gravações de filmes e novela em Sergipe, atores e técnicos sergipanos encontraram um terreno mais fértil para desenvolver seus trabalhos.
“A política cultural executada pelo governo Marcelo Déda tem três eixos principais: capacitação dos agentes culturais, promoção do acesso e fomento à produção. Conseguimos contemplar a área do audiovisual com ações que dialogam com essa política. Sabemos que muito ainda há para fazer, mas o trabalho já foi iniciado e já gera frutos”, afirma Eloísa Galdino, titular da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), pasta que responde por grande parte dessas ações.
‘Sergipe é coisa de cinema’
Várias produções de cinema foram gravadas em Sergipe desde 2007. ‘Senhor do Labirinto’ é um dos exemplos mais simbólicos, pois o filme estrelado por Flávio Bauraqui abordava a história de vida do sergipano Arthur Bispo do Rosário, considerado um ícone das artes plásticas. Além disso, dezenas de profissionais sergipanos atuaram na produção, fosse em frente ou atrás das câmeras.
“O envolvimento de artistas e técnicos do nosso Estado na produção de ‘Senhor do Labirinto’ foi uma exigência do Governo de Sergipe, que condicionou o apoio financeiro à participação dos profissionais do audiovisual sergipano na realização do filme. Foi uma experiência valiosíssima, tanto para esses agentes culturais, quanto para a gestão pública, que repetiu essa experiência em outras situações”, relata Eloísa Galdino.
‘Aos Ventos que Virão’, ‘A Pelada’ e ‘Orquestra dos Meninos’ são exemplos de outros filmes assinados por agências de outros Estados que gravaram em Sergipe com participação de profissionais locais. Além das produções de sétima arte, é possível citar ‘Cordel Encantado’, novela de grande sucesso da Rede Globo que foi ao ar em 2011, cujas gravações aconteceram, em parte, no município sergipano de Canindé do São Francisco, com apoio do Governo.
‘Cinema Para Todos’
Com o lançamento do projeto ‘Cinema para Todos’, em 2011, o Governo de Sergipe, através da Secult, investiu no pacote de ações mais significativo para o audiovisual já elaborado pelo poder público estadual. Através de mostra de filmes, oficinas, palestras e um Edital de Apoio á Produção de Curtas Metragens, o Governo deu mais fôlego à área e estabeleceu um diálogo mais harmonioso com os agentes culturais do setor.
“Acredito muito em iniciativas como essa e a tendência é que cresça cada vez mais. Estamos muito felizes, também, porque estamos conseguindo ter um diálogo muito bom com a Secult”, afirmou Baruch Blumberg, representante da Associação Brasileira de Documentaristas e Curtametragistas em Sergipe (ABD/SE).
O edital é um capítulo especial dessa história, pois permitiu a produção de cinco curtas metragens que serão lançados ainda nesse ano. E, para dar continuidade à política, será lançada a segunda versão dessa seleção pública no final de 2012 com investimento similar ao da primeira: R$ 30 mil por projeto.
Apoio a festivais
O Governo de Sergipe também garantiu apoio a alguns festivais da área do audiovisual no Estado, como é o caso do Festival Iberoamericano de Cinema (Curta-SE), que em 2012 bateu recordes de inscrições – e de público. “O apoio do governo foi muito importante para o crescimento do festival nos últimos anos”, declarou Rosângela Rocha, diretora executiva do Curta-SE.
Novidades
Além da viabilização de um novo edital de apoio à realização de obras audiovisuais, o Governo prepara a reativação do Cine Vitória, antiga sala de projeções localizada na Rua do Turista (antes chamada Rua 24 Horas) que foi reformada e terá uma programação diferenciada dos cinemas comerciais. O projeto será executado em parceria com a ONG Casa Curta-SE.
A Secult também negocia com o Ministério da Cultura (MinC) uma nova rodada de oficinas de capacitação para os agentes culturais do audiovisual, que devem acontecer em 2013.
Livro-reportagem de Franciele Oliveira expõe a brutalidade policial e os desafios dos direitos humanos no Brasil
Duda e os Aracajueirinhos será gravado no dia 26 de novembro
Apresentação ‘Brasil e suas origens’ será realizado no Teatro Tobias Barreto
Caminhões iluminados levarão o espírito natalino por diversos pontos da cidade a partir das 18h
Stand up protagonizado pelos ex-jogadores será apresentado nesta quinta (21), no Shopping Jardins