'Catálogo de Produtos da Renda Irlandesa em Sergipe' será lançado
Entretenimento 24/11/2014 15h00A Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Sergipe, em parceria com o Instituto Banese e a Prefeitura Municipal de Divina Pastora, promoverá o lançamento da publicação "Catálogo de Produtos da Renda Irlandesa em Sergipe", uma iniciativa no contexto Plano de Salvaguarda de Bens Registrados, que compreende ações de proteção a esses bens, organizadas em eixos e tipos pré-estabelecidos, com metas de curto, médio e longo prazo e resultados sistematicamente monitorados. O evento ocorre no próximo dia 26 de novembro, às 19h, no Átrio do Museu da Gente Sergipana Governador Marcelo Déda.
Símbolo da identidade sergipana, a renda irlandesa vem adquirindo visibilidade crescente em âmbito nacional. Novas oportunidades têm se aberto para as rendeiras, como a participação em feiras de turismo e artesanato, eventos de arte e design, exposições e conferências, concursos e prêmios. Ao mesmo tempo, a Renda Irlandesa tem atraído a atenção de designers de moda, de decoração e de joias, dentre outros profissionais, levando as rendeiras a necessitarem de material impresso que traduzisse minimamente algumas das possibilidades de uso da renda irlandesa.
É nesse cenário que surge a publicação, produzida no âmbito da Superintendência do Iphan em Sergipe e com a atuação efetiva das produtoras de renda irlandesa no Estado, sem as quais nada seria concretizado. O evento será aberto a todos que desejarem apreciar a nobreza desse artesanato sergipano, Patrimônio Cultural do Brasil. O Museu da Gente Sergipana está localizado na Avenida Ivo do Prado, 398, Centro, em Aracaju-Se
A iniciativa conta ainda com o apoio das Prefeituras de Laranjeiras, Maruim e Santa Rosa de Lima e da empresa Itaguassu Agro Industrial.
Fonte: Agência Sergipe de Notícias
Edcássio, grupo Cangaceiros do Sertão e Cissy Freitas animam a noite
Atrações sergipanas também fazem parte da programação na Orla de Atalaia
Livro-reportagem de Franciele Oliveira expõe a brutalidade policial e os desafios dos direitos humanos no Brasil
Duda e os Aracajueirinhos será gravado no dia 26 de novembro
Apresentação ‘Brasil e suas origens’ será realizado no Teatro Tobias Barreto