Boca de Cena na Rua anima a Praça Fausto Cardoso
Entretenimento 08/11/2012 09h36Na última quinta-feira, dia 7, as crianças que participam do projeto do Ponto de Cultura Boca de Cena na Rua se apresentaram na Praça Fausto Cardoso. A peça intitulada ‘Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura’, da autoria de Raimundo Venâncio, falou sobre cultura popular, folclore, medicina caseira e crenças.
“As crianças adoraram porque cultura popular é algo que envolve todo mundo. Elas gostaram muito de aprender as danças folclóricas de Sergipe e de conhecer os grupos folclóricos”, declarou a coordenadora pedagógica Patrícia Brunet. As pequenas Taune Santos e Bruna Tobias, ambas de 11 anos, aprenderam muito nas aulas. “Gostei de tudo, as aulas foram legais, aprendi um monte de coisa”, conta Tauane. Já a colega especifica: “Aprendi muita coisa sobre o cordel e as danças”.
A alegria da apresentação, cheia de música e dança, contagiava a todos que passavam pela praça, como foi o caso do aposentado Wilton Almeida. “Eu ia passando, vi e resolvi parar para apreciar. Essas crianças tão animadas, brincando, me fazem lembrar do meu tempo de criança, no reisado”, relembrou.
Já o corretor de imóveis Levi Moura, acredita que apresentações desses tipo são ótimas oportunidades para conhecer a cultura do estado. “Estou achando a apresentação muito interessante porque é a cultura de um povo que está sendo expressada em praça pública, para pessoas que muitas vezes não conhecem essa cultura das regiões”, concluiu.
Sobre os Pontos de Cultura
Atualmente, Sergipe conta com 30 Pontos de Cultura espalhados pelos oito territórios do Estado. A ação faz parte do Programa Cultura Viva, do Ministério da Cultura (MinC) desenvolvido em parceria com a Secretaria do Estado da Cultura (Secult).
Através de recursos oriundos dessa parceria, iniciativas e projetos culturais já desenvolvidos pela sociedade civil são potencializados. As atividades desenvolvidas pelos Pontos de Cultura abrangem diversos setores como cultura popular, teatro, dança, capoeira, audiovisual e música.
Livro-reportagem de Franciele Oliveira expõe a brutalidade policial e os desafios dos direitos humanos no Brasil
Duda e os Aracajueirinhos será gravado no dia 26 de novembro
Apresentação ‘Brasil e suas origens’ será realizado no Teatro Tobias Barreto
Caminhões iluminados levarão o espírito natalino por diversos pontos da cidade a partir das 18h
Stand up protagonizado pelos ex-jogadores será apresentado nesta quinta (21), no Shopping Jardins