Anna Van Mierlo expõe na Zé de Dome um mix de toda sua vasta obra
Entretenimento 10/09/2014 07h07No sábado (13), a partir das 9h30, a Galeria Zé de Dome abrirá suas portas para o trabalho da pintora Anna Van Mierlo e sua exposição Geo-Composé. Apresentando obras que vão de pinturas geométricas até sua paixão por gatos, a artista africana, surpreenderá a sociedade sergipana com a perfeição de seus traços.
Filha de pais belgas, Anna nasceu no Congo-Belga, África. Em 1962 migrou com familiares para o Brasil onde fixou residência. Graduou-se em Letras/Português. Em 1990, casada com um nissei, foi fixar residência no Japão e lá do outro lado do mundo expôs pela primeira vez.
“Sou de uma família de pintores. Descobri que meu tio-avó, Maurice Sieron, pintava e possui uma vasta obra espalhada pelo mundo. Na minha época de estudante, passava muito tempo rabiscando, desenhando e sempre adorei colorir. Sabia que tinha o dom, porém, no Japão me percebi como pintora propriamente. Na infância fazia muitos desenhos geométricos. Adoro pinturas em geral. Só não sei fazer retrato, porque sou péssima fisionomista. Pra mim, todos têm um nariz, uma boca e dois olhos”, brinca a artista.
Sete anos após retornar ao Brasil (em 2007), Anna Van Mierlo escolheu Aracaju como seu porto seguro. Mesmo com tantas mudanças, o amor pelas tintas, telas e criações não mudou, pelo contrário, aflorou em forma de uma grande produção. “No Japão vendi muitas telas e foi sucesso. Pintar é matemática. Sempre fui boa em matemática e tiro muito proveito dessa facilidade para elaborar algumas obras. Consigo pintar o mesmo estilo, sem copiar. A base do desenho é igual, porém tem algo de diferente em cada trabalho. Quando pinto, pinto o contexto do que existe. As coisas saem de dentro de minha cabeça, mas não é reprodução. Tudo criação”,
Zé de Dome
Para a Exposição Geo-Composé, Anna Van Mierlo e o diretor da Galeria Zé de Dome, Marcelus Fonseca, vão apresentar ao público blocos de pinturas focados em desenhos geométricos, gatos e telas (feitas em óleo), de paisagens que Anna pintou há décadas. “Cada exposição coloco quadros diferentes, mas na Zé de Dome farei uma amostra de minhas obras. Inclusive vamos expor dois quadros de nus, onde pintei, separadamente, um homem e uma mulher totalmente sem roupas. Esses dois quadros foram censurados, mas na Zé de Dome serão expostos pela primeira vez”, revelou Anna.
Serviço
O que: Exposição Geo-Composé da africana, Anna Van Mierlo
Local: Galeria Zé de Dome (R. José de Dome, 61 - Farolândia, Aracaju - SE, 49032-090/(79) 3041-4901.
Dia: 13 de setembro
Hora: 9h30 (sábado pela manhã)
Fonte e foto: Assessoria de Comunicação
Edcássio, grupo Cangaceiros do Sertão e Cissy Freitas animam a noite
Atrações sergipanas também fazem parte da programação na Orla de Atalaia
Livro-reportagem de Franciele Oliveira expõe a brutalidade policial e os desafios dos direitos humanos no Brasil
Duda e os Aracajueirinhos será gravado no dia 26 de novembro
Apresentação ‘Brasil e suas origens’ será realizado no Teatro Tobias Barreto