Cinco fatos sobre o Pré-Caju para quem vai estrear na festa
Foliões voltam a curtir a festa em Aracaju após oito anos de interrupção Entretenimento | Por Ana Luísa Andrade 04/11/2022 12h30Após oito anos sem Pré-Caju, os foliões aracajuanos e turistas finalmente poderão voltar a curtir a festa a partir desta sexta-feira (4) até o domingo (6) na Orla de Atalaia, na capital sergipana.
Como o evento foi suspenso em 2014, muitas pessoas, inclusive os próprios aracajuanos, devem desfilar na avenida com os blocos pela primeira vez.
Por isso, o F5 News preparou uma lista de curiosidades para aqueles que irão estrear na festa este ano.
1 - Um trajeto nem tão novo assim
Apesar de o trajeto da Passarela do Caranguejo ser uma novidade para muitos, que se recordam dos trios elétricos passando pela extensa avenida Beira Mar, no bairro 13 de Julho, essa não é a primeira vez em que o evento ocorre na Orla de Atalaia.
Em seu lançamento, antes mesmo de levar o nome que carrega hoje, o “Curta as Férias Com Amor” reuniu cerca de 20 mil pessoas em um percurso de sete quilômetros, saindo da Orla até a antiga casa de shows Augustu’s, no bairro Coroa do Meio.
2 - Prévia carnavalesca depois do carnaval
Outro detalhe que causou estranhamento entre muitos foi a mudança da data da festa. Como o próprio nome já diz, o Pré-Caju já foi considerado a maior prévia carnavalesca do país.
Contudo, também não é a primeira vez que o evento acontece após o período do carnaval. Ainda em sua edição de lançamento, o “Curta as Férias Com Amor” ocorreu no dia 19 de julho de 1992.
Essa edição embrionária contou com apenas um bloco, o “Com Amor'', animado pela banda Asa de Águia.
3 - Pequenos foliões
O Pré-Caju já chegou a contar com um bloco especialmente destinado ao público infantil, o “Baby Brilho”, que exigia a presença obrigatória dos pais ou responsáveis acompanhando o trajeto.
Em sua primeira edição, em 1996, o Baby Brilho foi animado pelo grupo Gera Samba e disponibilizou sua primeira ala para crianças de até sete anos de idade, a segunda para crianças de até 14 anos e a terceira e última ala para aquelas que desejassem desfilar sobre patins.
Posteriormente, o bloco passou a se chamar “Borinha”, e em 1999 começou a ser puxado pela banda É o Tchan.
4 - Gente como a gente
No seu auge, o Pré-Caju fez tanto sucesso que era procurado por celebridades de todo o país. A modelo e apresentadora Nicole Bahls, a fisiculturista Gracyanne Barbosa e seu esposo, o cantor Belo, o apresentador David Brazil e Diego Alemão, vencedor da sétima edição do Big Brother Brasil, foram alguns nomes que já desfilaram com os blocos na avenida.
[GALERIA][/GALERIA]
5 - “É pro meu TCC”
Verdadeiro componente da história e da cultura do estado, o Pré-Caju já foi até tema de monografia para uma disciplina de pesquisa prática do curso de História da Universidade Federal de Sergipe (UFS).
Em “Fontes para a história do Pré-Caju (1992-2014): as matérias do Jornal da Cidade”, o autor Lucas Luis Silva compilou matérias daquela publicação sergipana que abordavam o evento, desde sua origem, em 1992, até ser suspenso no ano de 2014.
Com informações do Jornal da Cidade