Festival de Cinema de Itabaiana começa nesta terça-feira (30)
Evento tem programação gratuita e promete experiência inovadora Entretenimento 29/04/2024 08h19 - Atualizado em 29/04/2024 10h11Está tudo pronto para o aguardado Festival Internacional de Cinema de Itabaiana. A 3ª edição do evento terá início nesta terça-feira (30), às 13h, no Shopping Peixoto. O evento, que acontece até o dia 5 de maio, promete uma programação bem diversificada buscando ser um marco na cena cultural da região e do Estado de Sergipe.
O Festival oferecerá ao público 15 sessões de cinema e uma variedade de atividades paralelas, incluindo o Projeto Cinema de Rua/ApontoCOM, que levará o filme "O Sequestro do Voo 375" a diferentes bairros do município de Itabaiana, nos dias 02, 03 e 05 de maio.
Além das projeções, o festival oferecerá experiências artísticas como o Espaço voltado para uma Mostra Fotográfica, bem como uma Mostra Imersiva, onde os visitantes poderão mergulhar em experiências cinematográficas inovadoras.
“A ideia é que não seja uma experiência repetitiva, e sim, uma experiência que se renova. Ou seja, toda vez que a pessoa entrar na sala imersiva novamente, teremos um novo filme sendo exibido”, disse Andrei Ferreira, idealizador do festival.
Vale lembrar que a programação é totalmente gratuita. Mais informações e atualizações sobre o festival estão disponíveis no site www.festcineitabaiana.com nas redes sociais através do perfil oficial do evento (festcineitabaiana).
Abertura
Na sessão de abertura, será apresentada uma seleção diversificada de curtas-metragens nacionais e internacionais. O público poderá assistir, gratuitamente, aos filmes: "Nova Era", dirigido por TIKO S.F. (SE), com classificação livre e uma duração de 3 minutos. "Camaleoa" de Eduardo Tosta (BA), com 22 minutos e classificação para maiores de 10 anos, "Maréu" de Nicole Schlegel (RJ), com 10 minutos, “Cassandra”, de Paula Granato (RJ), com seis minutos de duração e classificação indicativa de 10 anos; “As Marias”, de Dannon Lacerda (RS), com duração de 17 minutos e classificação para maiores de 10 anos; “Chão”, de Philippe Wollney (PE), com 14 minutos e classificação de 12 anos, além do curta peruano “La Asistente”, de Pierre Llanos, de 20 minutos e classificação e indicativa de 15 anos.
Após as exibições, o público poderá participar de debates enriquecedores sobre os filmes ‘Camaleoa’ e ‘Nova Era’, promovendo uma troca de ideias, sendo este, um dos pontos altos das exibições dos filmes, proporcionando uma compreensão mais profunda das obras cinematográficas.
Para aqueles interessados em acessibilidade audiovisual, a oficina "Inclusão no Cinema: Acessibilidade Audiovisual para Pessoas com Deficiência", ministrada por André Luís da Silva Andrade, será uma oportunidade imperdível. As inscrições poderão ser realizadas 30 minutos antes do início da oficina, programada para às 15h30.
Já às 19h, a Cerimônia de Abertura oficial do Festival promete ser um momento de celebração e reconhecimento, homenageando figuras importantes do cinema sergipano, a exemplo de Marlon Delano, que desde os primeiros passos na faculdade de Audiovisual em 2009, tem deixado sua marca indelével na indústria; além de Luciana Oliveira, coidealizadora e diretora geral da EGBE - Mostra de Cinema Negro, que dedica sua vida a promover e ampliar vozes negras na sétima arte e, de Sérgio Borges, diretor de obras emblemáticas como “Jacinta Passos se me quiseres amar”, “Doce Exílio a passagem de Jorge Amado por Estância”, “Aurora memórias de uma Rua” e muitas outras.
Com informações da assessoria de comunicação.