Vendas do comércio sergipano caíram 0,6%, em fevereiro de 2024
Comparado ao mês de fevereiro em 2023, houve um crescimento no setor de 11,0% Economia | Por F5 News 16/04/2024 17h56Em fevereiro de 2024, o comércio varejista ampliado em Sergipe experimentou uma redução de 0,6% comparado ao mês anterior, janeiro, ajustado sazonalmente, segundo dados analisados pelo Núcleo de Informações Econômicas da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES), com base na Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) do IBGE. As informações foram divulgadas nesta terça-feira (16).
Por outro lado, comparativamente a fevereiro de 2023, houve um aumento de 11% e um crescimento acumulado de 3,3% nos últimos doze meses.
O comércio varejista ampliado é um agregado que inclui não só as atividades do comércio varejista restrito, mas também as vendas de material de construção e o comércio de veículos, motos, partes e peças.
Esse segmento apresentou uma redução de 0,2% na receita nominal de janeiro para fevereiro de 2024, mas cresceu 13,3% em relação a fevereiro do ano anterior, com uma variação positiva de 4,8% ao longo dos últimos doze meses.
Ainda conforme o Núcleo de Informações Econômicas, em contraste, o comércio varejista restrito, que compreende o varejo tradicional sem incluir as vendas de veículos e material de construção, mostrou um aumento de 0,3% no volume de vendas sobre o mês anterior, com ajuste sazonal, e um crescimento de 1,8% na receita nominal.
O levantamento revela ainda que, comparadas com fevereiro de 2023, as vendas neste segmento tiveram uma elevação de 7,3%, e a receita nominal aumentou 10,5%. Nos últimos doze meses, o comércio varejista restrito acumulou um crescimento de 1,8% no volume de vendas e de 2,9% na receita nominal.