Venda do comércio varejista sergipano cresce 0,1% em outubro
Economia 13/12/2014 13h55O índice e a variação de volume de vendas no comércio varejista sergipano, referentes ao mês de outubro deste ano, foram de 0,1% o que representa um acumulado no período de 2014 de 1,5%, como também um acumulado de 1,5% nos últimos 12 meses. Este resultado foi apresentado pela Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nessa sexta-feira (12).
Na receita nominal de vendas, os resultados são ainda melhores. Em outubro deste ano, a variação em Sergipe foi de 5,5%, o que resulta num acumulado de 7,0% em 2014 e de 7,4% nos últimos 12 meses.
No comércio varejista ampliado, que inclui análise de veículos e materiais de construção, a variação de volume de vendas em Sergipe foi de 0,6% no período analisado, resultando um acumulado de 2,4% no decorrer de 2014 e de 2,2% nos últimos 12 meses. Na variação da receita nominal do comércio varejista, em Sergipe a variação foi de 5,4% e o acumulado de 7,4%, tanto em 2014 como nos últimos 12 meses. “Acreditamos e confiamos na continuidade de crescimento do comércio”, comemora o secretário do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Saumíneo Nascimento.
Para obter resultados sobre o índice acumulado, a PMC compara os números acumulados nominais e de volume da receita bruta de revenda de janeiro até o mês do índice com os de igual período do ano anterior. No acumulado de 12 meses, a pesquisa compara os índices acumulados nominais e de volume da receita bruta de revenda dos últimos 12 meses com os do mesmo período anterior.
O volume de vendas é o resultado da quantidade efetivamente vendida de acordo com suas unidades. Já a receita nominal é o preço multiplicado pela quantidade vendida, o que resulta no faturamento para os comerciantes.
Produtos
Os principais produtos analisados são combustíveis e lubrificantes; supermercados, hipermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo; tecidos, vestuário e calçados; móveis e eletrodomésticos; artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos; equipamentos e materiais para escritório, informática e de comunicação; livros, jornais, revistas e papelaria; e outros artigos de uso pessoal e doméstico. No Comércio varejista ampliado, além destes produtos também são analisados veículos e motocicletas, partes e peças, material de construção.
Fonte: Agência Sergipe de Notícias
Companhia informou que as entregas de carnes foram retomadas
Com o pagamento do salário de novembro, a gestão municipal injetará R$ 110 milhões na economia
Alimentos e bebidas foram destaque, com alta de 1,34%
Aracaju lidera o ranking das ocorrências. Contudo, números registram queda de 12% em relação ao ano anterior
Pagamentos escalonados serão realizados entre os dias 4 e 6 de dezembro