Valor Econômico destaca participação de Sergipe no setor de call center
Economia 23/12/2014 16h50Sergipe foi um dos Estados citados na matéria publicada nesta terça-feira (23), pelo jornal Valor Econômico, sobre a expansão das operações observada na região Nordeste, pelo setor de call center. Além da AlmavivA, já instalada em Aracaju e que atualmente gera mais de 5 mil empregos, outra empresa do ramo, o grupo Atento, já apresentou ao governador Jackson Barreto e ao secretário Saumíneo Nascimento (Sedetec) seu projeto de implantação de uma unidade no estado, com capacidade para gerar 6 mil empregos diretos e um investimento inicial de R$ 50 milhões.
De acordo com a publicação, o grande número de pessoas em busca do primeiro emprego e a possibilidade desses empregados constituírem uma carreira mais longa na mesma companhia, são alguns dos motivos para as empresas de call center expandirem suas operações para o Nordeste, aliados aos custos mais baixos de operação e à isenção ou redução de impostos. “A região aumentou sua fatia no número de empregos criados pelo setor - em 2006 era de 11,8% e no ano passado subiu para 18,7%. O Sudeste manteve participação de 74,4%, no mesmo período”, destaca o Valor Econômico.
A matéria observa que o perfil dos trabalhadores é composto, em sua maior parte, por mulheres - eram 77,5% em 2013 - e jovens com Ensino Médio completo (69%), que conciliam o trabalho com estudo, segundo pesquisa da LCA Consultores encomendado pela ABT. “A disponibilidade de mão de obra, principalmente de mulheres e de jovens em busca do primeiro emprego, torna as cidades do Norte e Nordeste especialmente atrativas", diz Hélio Costa, presidente do conselho de ética da Associação Brasileira de Telesserviços (ABT) e ex-ministro das Comunicações.
Conforme destacado no texto, a AlmavivA chegou ao Nordeste no ano passado, com uma unidade em Aracaju e já abriu mais duas centrais: em Maceió e Teresina. “Ao todo, são mais de 10 mil representantes de atendimento e Giulio Salomone, vice-presidente do conselho de administração da AlmavivA do Brasil, diz que a perspectiva é de expansão”, ressalta o Valor Econômico. Já a Atento emprega 85 mil pessoas em todo o país e segundo estudo da LCA Consultores, de 2006 a 2013, mais de 100 mil empregos diretos foram gerados pelo setor de call Center, somente no Nordeste.
Segundo análise feita pela matéria, depois de se implantar uma operação, todo o contorno se desenvolve: os meios de transporte, o comércio e a indústria. De acordo com o levantamento da ABT, para cada R$ 1 milhão investidos por empresas do setor, há um impacto de R$ 189 mil no comércio, R$ 207 mil em empresas de alimentos e de R$ 169 mil no setor imobiliário. “O faturamento do mercado brasileiro de call center deve chegar a R$ 43 bilhões em 2014, com crescimento de 6,6% em relação ao ano anterior. O setor de convergência, que inclui empresas de telecomunicações, internet, televisão a cabo e mídia é o maior empregador, respondendo por quase metade das contratações”, analisa a E-Consulting.
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