Turismo: planejar a viagem reduz risco de aborrecimentos | F5 News - Sergipe Atualizado

Turismo: planejar a viagem reduz risco de aborrecimentos
Economia 07/09/2014 07h07


Por Tíffany Tavares

Viajar no fim do ano com a família há muito tempo vem deixando de ser um sonho distante. Com a facilidade de pagamento de pacotes de viagens, o fácil acesso às vantagens turísticas na internet e, por fim, a prioridade de viajar estão fazendo o mercado turístico vicejar ininterruptamente. 

Mas viajar demanda planejamento, tempo, cautela e pesquisa. A radialista Flávia Lins (foto 1) resolveu planejar sua viagem sozinha e ela acredita que preparar aquela viagem de reveillon dos sonhos com antecedência é mesmo uma boa vantagem econômica. “Reservar quarto em pousadas com pelo menos dois meses de antecedência é muito mais vantajoso, porque você não pega o preço da alta estação”, diz.

Para ela, a falta de hospedagem é o principal problema que se enfrenta quando não se planeja a viagem com antecedência. “Ao invés de se hospedar num lugar confortável, onde você pode repor as energias para descobrir o lugar que está visitando, você corre o risco de ficar hospedado num lugar horrível. Agora, o pior mesmo é não encontrar vagas”, avalia.

A radialista diz que planeja suas viagens consultando a internet. “É possível saber muito sobre um lugar que se queira visitar via web, lugares para se hospedar, preços, passeios no local, muita coisa mesmo. Até hoje, graças a Deus, tem funcionado para mim. Uma coisa que funciona mesmo é visitar o site do lugar que vou visitar. Lá costumam ter várias dicas legais e importantes”, detalha.

Flávia Lins confessa que ainda está indecisa com relação ao destino de sua viagem. “Comecei a pesquisar Morro de São Paulo, na Bahia, e Praia da Pipa, no Rio Grande do Norte. Estou consultando os sites das localidades e trocando mensagens com alguns amigos que já visitaram esses lugares pra me decidir. Passar o reveillon em qualquer uma dessas praias é um tanto caro, sim, mas como estou me planejando desde maio, estou tranquila. Agora preciso decidir logo qual será o meu destino, senão perco as melhores opções de hospedagem”, afirmou.

A profissional de comunicação recomenda que todos se planejem, mesmo sozinhos, e façam ao menos uma viagem por ano. “É uma experiência renovadora, vale muito a pena”, conclui.

Agência de Viagem

F5 News entrevistou o presidente do Sindicato das Empresas de Turismo no Estado de Sergipe (Sidetur-SE) e diretor geral de uma agência de viagem, Ravison Souza, sobre o tema.

F5News - O que fazer quando se quer viajar em fim de ano?

Ravison Souza (RV): Primeiro passo é fazer uma programação. Há muito tempo os clientes compravam as viagens em cima da hora e terminavam pagando muito caro por isso. Hoje os clientes, fornecedores e agências de turismo perceberam que fica muito mais em conta, em torno de 30% mais barato, tanto na parte aérea como a terrestre. Isso independe também do segmento, se nacional ou internacional. Sempre fica mais em conta um pacote de viagem com programação e planejamento.

F5News - Por que a compra fica mais barata antecipadamente e em cima da hora tudo fica mais caro?

RV - Tanto em nível de Brasil e mundo houve uma melhora no lado financeiro das famílias. Antigamente viajar era muito caro, andar de avião nem pensar...hoje raramente você consegue um Reveillon ou alta temporada sem comprar com antecedência, com disponibilidade de assentos nas aeronaves e nos hoteis. Todos querem viajar. Então quanto mais a procura, mais caro fica, no voo e em hoteis., fora as facilidades nas formas do pagamento.

F5News - Dá para se planejar sem agências de viagem, sozinho pela internet, por exemplo?

RV - Dá sim, mas não é recomendado e nem confiável no mundo de hoje. Para você ter ideia, comprar pela internet por exemplo, se tiver um erro, uma letra errada, precisar mudar uma data, um voo, para você mudar é uma burocracia, muita dor de cabeça. Já uma agência de viagem, para resolver o problema, é mais fácil. O barato pode sair muito mais caro. E aí que mora o perigo.

Antigamente os bilhetes eram físicos, confiáveis, você saia com a passagem na mão. Hoje mesmo pagando pacotes com a papelada, pela internet, isso não quer dizer que você fará o voo, que você fará usos do transfer, que você se hospedará, que você fará seus passeios no destino escolhido. Não é garantido, infelizmente.

F5News - Então como viajar com garantia?

RV -A garantia hoje é que você busque uma empresa sindicalizada, que tenha credibilidade no mercado, porque os riscos hoje são muito grandes. Tem muita gente que compra sozinho passagem pela internet e chega no aeroporto, a surpresa: a passagem não existe, ou foi cancelada. Alguém pode agir de má fé, você paga, tem uma passagem fictícia e, ao dar as costas, a passagem é cancelada e o golpista fica com seu dinheiro. Infelizmente não confiem em todos os sites de internet. Portanto não recomendamos. Vemos golpes a toda hora. Isso é fato.

F5News - Quais os destinos mais procurados pelos sergipanos?

RV - No Brasil no período de natal e final de ano os locais mais procurados são Gramado e Rio de Janeiro. Em viagens internacionais, a América do Sul: Argentina e Chile. Na Europa, França, Espanha e Portugal disparam. E, por fim, Emirados Árabes, em Dubai.

F5News - Sai mais caro viajar atualmente para o exterior ou para o Brasil?

RV - O dólar está estável. Isso é relativo, depende da moeda do país que você viajará, do tempo de estadia e as despesas locais com táxi, restaurantes, passeios. Então o que difere é a moeda. Aqui no Brasil, em virtude da Copa do Mundo, houve o aumento da procura e da demanda. A demanda está boa, houve aumento das aeronaves, de hoteis, pousadas. Mas o sergipano viaja mais para o Brasil, passa a ter o interesse para o exterior quando conhece muito o seu país. Como as formas de pagamento estão melhorando bastante, o sergipano está viajando cada vez mais.

Ravison Souza dá mais uma dica: “É importante buscar uma empresa sindicalizada, consulte no site do Sindicato www.sideturse.com.br, veja as empresas, para ter uma viagem garantida, precavida e sem futuros problemas”, finaliza.

 

Fotos: Tíffany Tavares e Internet

 

Mais Notícias de Economia
© Joédson Alves/Agência Brasil
26/11/2024  14h03 Carrefour pede desculpas e frigorífico encerra boicote ao grupo
Companhia informou que as entregas de carnes foram retomadas
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
26/11/2024  13h53 Prefeitura de Aracaju pagará salário dos servidores na próxima sexta-feira (29)
Com o pagamento do salário de novembro, a gestão municipal injetará R$ 110 milhões na economia
Geraldo Bubniak/AEN
26/11/2024  12h09 Prévia da inflação oficial sobe para 0,62% em novembro
Alimentos e bebidas foram destaque, com alta de 1,34%
Ascom Energisa
26/11/2024  07h49 Energisa registrou 191 ocorrências de colisões em postes este ano
Aracaju lidera o ranking das ocorrências. Contudo, números registram queda de 12% em relação ao ano anterior
Arthuro Paganini
25/11/2024  16h38 Segunda parcela do 13º injetará quase R$ 300 milhões na economia sergipana
Pagamentos escalonados serão realizados entre os dias 4 e 6 de dezembro

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado