Turismo em Aracaju tem o pior mês de junho dos últimos 10 anos
Sindicato do setor atribui queda no movimento à Copa do Mundo Economia 28/06/2014 09h30Por Aline Aragão
Neste sábado (28), véspera de São Pedro, os forrozeiros de plantão estão com os corações acelerados, mas não só pelo ritmo da sanfona; é que logo mais às 13h, a seleção brasileira enfrentará a seleção chilena, dando início as oitavas de final da Copa do Mundo. O jogo acontecerá no Estádio Mineirão em Belo Horizonte.
Mas se por um lado o momento é de vibração, por outro é de pesar, conforme se posiciona o presidente do Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes de Sergipe (SHRBS-SE), Manoel Lisboa, que atribui a queda no fluxo turístico da capital sergipana à Copa do Mundo. "Estamos vivendo o pior mês de junho dos últimos 10 anos”, disse a F5News.
Para Lisboa, o setor não tem o que comemorar, pelo contrário, o sentimento é de apreensão. Ele diz também que a expectativa é que tal marasmo continue assim até metade do mês de julho, quando termina a Copa. “A Copa não trouxe nenhum benefício para nós, o movimento que temos é de gente daqui, o turista quer ir para onde tem jogo”, lamenta.
Manoel critica também a imagem falsa de que está tudo uma maravilha e diz que mesmo em dia de jogo do Brasil, quando muitas pessoas preferem assistir aos jogos em bares e restaurantes, o movimento está sendo menor do que esperado. “O movimento está bom mesmo nas cidades sedes, mas aqui é só prejuízo, tem até restaurante que abria todos os dias fechando as portas para abrir só de quinta a domingo”.
O presidente diz que houve uma melhora no movimento no período de 19 a 24 por conta do São João, mas não espera repetir a dose no São Pedro, já que a maioria das festas, na data, acontecem no interior do estado.
Apreensivo também está o comércio. Segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas de Aracaju, o setor está em queda desde o começo do ano e com a Copa piorou, já que muda o funcionamento nos dias de jogo da seleção. A CDL critica também o aumento no número de pontos facultativos e diz que esse ano está perdido para o comércio.
Nos hotéis, o clima também é tenso. Segundo a (ABIH/SE), o período junino é um dos melhores para o turismo no estado por ser mês de férias e pelos atrativos que Sergipe tem a oferecer. Mas esse ano tem sido diferente. Mesmo trabalhando com preço diferenciado, o setor não tem como alcançar as marcas dos anos anteriores.
O presidente do SHRBS-SE disse que ainda cedo para fazer uma avaliação de quanto o setor perdeu, mas espera que com a divulgação do estado, já que a seleção grega ficou em Aracaju, os turistas queiram conhecer Sergipe. E resta a expectativa de que no verão e no próximo São João, se possa recuperar o que perdeu na fase ruim.
Foto: Fernanda Araújo/Arquivo F5News
Matéria relacionada
Retorno para o turismo sergipano por conta da Copa será a longo prazo
Companhia informou que as entregas de carnes foram retomadas
Com o pagamento do salário de novembro, a gestão municipal injetará R$ 110 milhões na economia
Alimentos e bebidas foram destaque, com alta de 1,34%
Aracaju lidera o ranking das ocorrências. Contudo, números registram queda de 12% em relação ao ano anterior
Pagamentos escalonados serão realizados entre os dias 4 e 6 de dezembro