Três perguntas sobre o comércio sergipano para o superintendente da CDL
O dia nacional do comerciante é comemorado neste domingo (16) em todo Brasil Economia | Por F5 News 16/07/2023 19h00 - Atualizado em 17/07/2023 10h37Neste domingo, 16 de julho, o Brasil comemora o dia de uma das profissões mais antigas do mundo, o comerciante. A data é destinada a homenagear diversos profissionais que atuam nos setores de serviços e vendas.
Estabelecido pela Lei nº 2048, de 26 de outubro de 1953, o Dia do Comerciante faz menção ao nascimento do economista e político José Maria da Silva Lisboa, o Visconde de Cairú, considerado o patrono do comércio brasileiro.
Segundo dados divulgados pelo Instituto Brsileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2020, o comércio emprega quase 10 milhões de pessoas no Brasil. Somente no setor varejista, 7.212.980 brasileiros ocupam cargos.
Em Sergipe, os dados de venda do comércio varejista apresentados pelo IBGE, em parceria com Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) e analisados pelo Observatório de Sergipe, mostraram que em 2023 o comércio varejista, comparado a 2022, teve um crescimento de 4,3%.
A fim de conhecer melhor a perspectiva do comércio no estado, o F5 News entrou em contato com o superintendente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Edmilson Andrade, que esclareceu alguns questionamentos mais latentes sobre o setor.
Edmilson Andrade - O comércio sem sombra de dúvidas é de grande importância para a economia do estado de Sergipe, porque representa a grande maioria da contratação da mão de obra, nas diversas lojas, em seus muitos segmentos, provocando e ajudando na geração de emprego e renda.
F5 News - Quais são os setores do comércio que mais crescem em Sergipe?
Edmilson Andrade - O setor comercial, principalmente do varejo e o comércio de loja e de confecção de calçados e de utilidades, com certeza são os mais presentes na grande maioria das cidades, inclusive em Aracaju. São os que acarretam no maior número de contratações da população para trabalhar nas suas empresas.
F5 News - Como tem acontecido a atuação da CDL no setor comercial?
Edmilson Andrade - Acredito que através das suas muitas unidades espalhadas em todo o estado, a instituição tem ajudado e orientado a classe empresarial, com o objetivo de melhor resultado nos seus negócios.