Suco de laranja lidera as exportações de Sergipe em 2022
A Holanda foi o principal comprador do produto, segundo o Observatório de Sergipe Economia | Por F5 News 26/01/2023 12h33Os sucos de laranja lideraram a Balança Comercial quanto às exportações de Sergipe em 2022. Segundo dados do Observatório de Sergipe, o produto correspondeu a 48% das exportações do estado no último ano - percentual duas vezes maior que em relação ao ano de 2021 -, atingindo a cifra de 56,8 milhões de dólares.
De acordo com o levantamento do órgão vinculado ao Governo de Sergipe, no último ano, as importações aumentaram 103,2% e as exportações 28,2% na Balança Comercial. No entanto, segundo o Observatório, o saldo foi de 231,7 milhões de dólares negativos.
Em relação aos municípios que mais exportaram, o levantamento destaca Estância, no centro sul sergipano, com a produção de sucos e outros derivados da laranja. A cidade de Laranjeiras, na Grande Aracaju, também sobressai com os fertilizantes, produção que ganhou impulso a partir da reabertura da antiga Fafen, hoje Unigel Agro Sergipe.
Outro destaque é Nossa Senhora do Socorro, na região metropolitana de Aracaju, com a produção de ladrilhos e placas de cerâmica.
A Holanda foi o principal país comprador dos produtos sergipanos, respondendo por 20,7% do total das exportações. Os ‘sucos de laranja, congelados, não fermentados' foram o principal produto exportado aos holandeses.
No que se refere à importação, o gás natural liquefeito ocupou 44% do total e foi o produto mais importado do estado, a maior parte oriunda do Catar (44,6% do total).
Em Sergipe, o produto foi destinado a alimentar a Termoelétrica da Barra dos Coqueiros, situação que tende a ficar mais favorável ao estado com os negócios da cadeia do combustível, hoje em tratativas a partir da sanção da chamada Lei do Gás.
Os municipios de Maruim e Rosário do Catete, ambos na Grande Aracaju, também se destacaram no setor que importa insumos para a produção e mistura de fertilizantes agrícolas.
Com informações da Agência Sergipe