Sergipe poderá abrigar fábrica de tratores
Economia 25/02/2015 14h31Na tarde da última terça-feira (24), o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Francisco Dantas e o corpo técnico da secretaria e Codise receberam o embaixador da República Belarus no Brasil, Leonid Krupets, e do cônsul honorário do país em São Paulo, presidente da Câmara Comercial Brasil – Belarus e vice-presidente da Câmara de Comércio Brasil-Rússia, Grigori Goldchleger que apresentaram propostas de parcerias e investimentos no estado.
Este encontro foi resultado da reunião entre o Governador Jackson Barreto na última segunda-feira (23), com os membros do corpo diplomático da Belarus que expuseram as características do seu país e o interesse de investir em áreas como Turismo e Indústria de Petróleo em Sergipe, com possibilidade de ampliar os investimentos para diversas áreas como as relacionadas à extração de potássio, a qual o país é um dos líderes no mercado, e fabricação de tratores, outro setor de destaque do país.
Durante a reunião na Sedetec, o cônsul Grigori Goldchleger expressou a vontade de instalar uma fábrica de tratores próximo ao Terminal Marítimo Inácio Barbosa e sugeriu que fosse feito um acordo bilateral onde eles exportassem produtos de Sergipe para Belarus. “Manifestamos o interesse em instalarmos o maior fabricante de tratores do mundo, a estatal MTZ Belarus, que irá produzir em Sergipe cerca de 500 tratores anualmente. Além de trazermos essa fábrica, sugerimos exportar algum produto de vocês, por exemplo, o açúcar”, detalhou ao afirmar que a fábrica de tratores é atrativa porque gera empregos sem esquecer que o Nordeste é um território onde sua tradição econômica é baseada na agricultura.
O secretário da Sedetec, Francisco Dantas, também participou da reunião e reforçou o interesse do estado nessa parceria. “Sabemos que Belarus é um país bastante industrializado, bem desenvolvido e que mostrou esse interesse de fazer intercâmbio na área econômica com o estado de Sergipe. Eles têm capital. Vamos cumprir a determinação do governador Jackson Barreto de trabalhar para gerar desenvolvimento, renda e emprego no estado. É uma porta que se abre e cabe a nós, acreditarmos nela e trabalhar para que tudo dê certo”, explicou ao apresentar a política de incentivo fiscal e ao garantir também que o Governo de Sergipe disponibiliza a infraestrutura. “Qualquer atividade econômica é de nosso interesse. A vinda de empresas para o estado faz gerar novas oportunidades de trabalho para a população sergipana”, concluiu.
Remuneração extra é garantida a trabalhadores com carteira assinada
Companhia informou que as entregas de carnes foram retomadas
Com o pagamento do salário de novembro, a gestão municipal injetará R$ 110 milhões na economia
Alimentos e bebidas foram destaque, com alta de 1,34%
Aracaju lidera o ranking das ocorrências. Contudo, números registram queda de 12% em relação ao ano anterior