Sergipe foi o 5º estado que mais gerou empregos em novembro
Segundo Caged, 1.739 novas vagas com carteira assinada foram criadas no estado Economia | Por F5 News 29/12/2023 10h00 - Atualizado em 29/12/2023 10h01O Observatório de Sergipe analisou os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, que foram divulgados nesta quinta-feira (28).
Conforme registrado por F5 News nesta data, Sergipe registrou saldo positivo de 1.739 empregos em novembro passado. Esse quantitativo colocou o estado na quinta colocação no cenário nacional com maior geração de emprego em relação ao mês anterior.
O Observatório de Sergipe é vinculado à Superintendência Especial de Planejamento, Monitoramento Estratégico e Gestão de Resultados (Superplan), da Secretaria de Estado da Casa Civil (SECC),
Crescimento por setores
O comércio foi o setor que mais contribuiu para o desempenho do mercado de trabalho em novembro. Nele foram gerados 863 empregos com carteira assinada no mês. Na sequência, também apresentaram resultado positivo os setores de serviços (621), construção (226) e indústria (106).
De acordo com a análise do Observatório de Sergipe, o comércio foi impulsionado, sobretudo, pelo setor varejista (733), mais especificamente o de artigos do vestuário e acessórios (152), de calçados (94), de mercadorias em geral, com predominância para hipermercados e supermercados (77), de ferragens, madeira e materiais de construção (64) e outros.
Já no setor de serviços os destaques foram as atividades administrativas e serviços complementares (234), de alimentação (177) e de atenção à saúde humana (159). Na construção, a atividade de construção de edifícios (117) foi a que mais gerou empregos, seguida pelos serviços especializados para construção (63) e pelas obras de infraestrutura (46). Na indústria, destacaram-se a fabricação de produtos têxteis (69) e de produtos alimentícios (68).
Crescimento no interior
Os municípios que mais geraram empregos no mês de novembro foram Aracaju (1.147) e Nossa Senhora do Socorro (222). O coordenador do Observatório de Sergipe, Ciro Brasil, pontua que os dados do Caged mostram que esse crescimento das vagas de trabalho não está restrito à capital e região metropolitana, mas tem ocorrido também em municípios do interior, como registrado em Lagarto (114) e Itabaiana (com 88 vagas).
No caso de Lagarto, por exemplo, a subatividade que se destacou na geração de empregos em novembro foram as obras de infraestrutura, que foi responsável por 20 das vagas criadas. Já em Itabaiana foi o comércio atacadista de produtos alimentícios em geral, que também gerou 20 postos de trabalho em novembro no município.
Com informações do Governo de Sergipe.