Sergipe está entre estados do Nordeste que reduziram consumo de energia em 2022
A pesquisa foi realizada pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) Economia | Por F5 News 26/01/2023 18h40A energia elétrica é um bem de consumo cuja importância vem crescendo no decorrer das últimas décadas de maneira acelerada, mas é necessário tomar cuidado com seu uso excessivo, com prática de desperdício.
De acordo com dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), em 2022 o consumo de energia elétrica diminuiu em sete dos nove estados do Nordeste. Sergipe ocupou a sétima posição das localidades nordestinas que consumiram menos, tendo uma redução de -0,5% em relação ao ano anterior.
O Rio Grande do Norte teve a maior redução, de 4,7%, sempre na comparação com 2021. As exceções foram Maranhão e Bahia, que registraram alta de 13,5% e 0,9%, respectivamente.
No Rio Grande do Norte, especificamente, houve uma retração de 6,8% no mercado regulado, aquele em que as residências e pequenas empresas contratam seu fornecimento diretamente das distribuidoras.
A CCEE até observou um aumento de 3,1% no ambiente livre, no qual a indústria e as grandes redes de comércio e serviços podem escolher o seu fornecedor, mas isso não foi suficiente para reverter a queda no estado.