Sergipe é o estado do Nordeste com menor registro de golpes, diz Serasa
Estado concentra 4% dos casos em toda a região; na Bahia, percentual chega a 30% Economia | Por Victoria Costa 01/09/2023 12h18 - Atualizado em 01/09/2023 12h22A cada três segundos uma tentativa de fraude é registrada no Brasil. Esse número expressivo foi revelado pelo Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian, uma empresa brasileira que atua com análises e informações para decisões de crédito e apoio a negócios.
O levantamento divulgado nessa quinta-feira (31) também registra que pouco mais de 4,8 milhões de ocorrências de golpes foram confirmadas no Brasil entre janeiro e junho de 2023.
Apesar dos altos índices nacionais, segundo o levantamento, Sergipe foi o estado da Região Nordeste que menos registrou investidas de estelionato, com 33.943 registros confirmados.
No total, a região sofreu 849.381 tentativas de golpe/fraude, ou seja, o estado concentrou menos de 4% dos casos entre os nove estados nordestinos.
Em primeiro lugar nas ocorrências, a Bahia se aproximou dos 30%, confirmando o maior número de crimes dessa natureza durante o primeiro semestre deste ano, com registro de 229.475 casos.
No cenário nacional, Sergipe figura entre os estados com a menor quantidade de casos, ocupando o 22° lugar no ranking - à frente de Rondônia, Tocantins, Acre, Amapá e Roraima.
Veja a tabela completa
Sobre o levantamento
O levantamento leva em consideração o volume de tentativas de fraudes registradas pela Serasa Experian referentes à verificação de documentos (análise de documentos de identificação), biometria facial, verificação cadastral e roubo de identidades.