Sedetec dialoga sobre criação de recinto alfandegado no aeroporto de Aracaju
Representantes da Codise, Sefaz, Receita Federal e Aena também estiveram no debate Economia | Por Agência Sergipe 27/08/2024 17h42Para dar prosseguimento às discussões sobre a criação de um recinto alfandegado nas instalações do Aeroporto Internacional Santa Maria, localizado em Aracaju, que visa facilitar as atividades de declaração de trânsito aduaneiro, a equipe da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) promoveu uma reunião nesta terça-feira, 27. O encontro teve a participação da Receita Federal, da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise) e da Aeroportos Nordeste do Brasil (Aena).
A reunião, realizada na sede da Sedetec, foi convocada com o objetivo de discutir, ainda, a introdução de voos internacionais no aeroporto de Aracaju. Se implementado, o projeto trará grandes benefícios para a economia sergipana, em alinhamento com as metas do plano de governo do Estado.
“O intuito é aumentar a eficiência logística para a indústria sergipana, além de explorar a possibilidade de o aeroporto, em parceria com a Aena, abrir uma nova frente de negócios com a recepção de cargas pelo modal aéreo e, eventualmente, a armazenagem dessas mercadorias em um entreposto aduaneiro. Também estamos considerando a possibilidade de incluir cargas do modal marítimo que chegam em trânsito aduaneiro até Sergipe. Isso beneficiará a indústria sergipana e o estado como um todo, reduzindo custos, aumentando a margem de lucro e, consequentemente, ampliando a perspectiva de investimentos”, informou o chefe da seção de administração aduaneira da Delegacia da Receita Federal de Aracaju, Gustavo Muniz.
De acordo com o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, Valmor Barbosa, a iniciativa é parte do compromisso do Governo de Sergipe para o avanço da economia do estado. “Com a colaboração das entidades e órgãos que participaram desta reunião, estamos progredindo para facilitar a declaração de trânsito aduaneiro e introduzir voos internacionais. Estamos confiantes de que essas medidas trarão benefícios significativos para a economia local e fortalecerão nossa posição no cenário nacional”, declarou.
Essa atividade só será possível a partir do modelo e cronograma que a Receita Federal está desenvolvendo com o Novo Processo de Importação em nível nacional, a partir da ampliação da Declaração Única de Importação (Duimp). O tema já foi discutido pela Sedetec em oportunidade anterior com a presença da Sefaz, Receita Federal e Banco do Estado de Sergipe (Banese). A perspectiva é de que a implantação do novo sistema diminua o tempo logístico e traga competitividade para Sergipe.
O diretor do aeroporto Santa Maria, Wanderson Silva, parabenizou o Governo de Sergipe pela iniciativa de pautar as discussões sobre a criação do recinto alfandegado. "Nosso propósito é fomentar a importação, e a Aena traz o aeroporto de Aracaju para esse contexto. Já havíamos conversado sobre o assunto em outro momento, e agora estamos trazendo um detalhamento maior. A Sedetec contribui com todo o seu conhecimento sobre investidores, a Aena traz informações sobre importação e logística, e todos unem forças", colocou.
O presidente da Codise, Ronaldo Guimarães, considera que a reunião é mais um passo no processo de fortalecimento do comércio exterior em Sergipe. "Já tivemos reuniões com a VLI, para conversar sobre movimentações a partir do Terminal Marítimo Inácio Barbosa, e agora estamos discutindo a entrada de cargas por via aérea com o aeroporto. Com essas ações, estamos fazendo do estado um ambiente de negócios ainda mais favorável, ampliando nosso potencial para a atração de investimentos”, resumiu.