Projeto Carnalita em debate no Fórum Empresarial de Sergipe | F5 News - Sergipe Atualizado

Projeto Carnalita em debate no Fórum Empresarial de Sergipe
Economia 20/08/2014 06h42


A reunião-almoço deste mês do Fórum Empresarial de Sergipe, que aconteceu nessa terça-feira (19), contou com a presença do engenheiro Francisco Cysne, superintendente da Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) em Sergipe. Acompanhado de Evandro Arrais, gerente geral de Desenvolvimento de Minas da Vale, Cysne falou sobre o ´Projeto Carnalita´.

Segundo o coordenador do Fórum Empresarial, Ancelmo de Oliveira, havia uma grande carência de informações por parte dos empresários sobre o Projeto. “Sentíamos uma necessidade de estarmos mais informados sobre o Projeto Carnalita e Francisco Cysne, com o conhecimento que tem e identificação com Sergipe, esclareceu várias dúvidas. Além de informações técnicas do Projeto, que ainda não podem ser detalhadas ao grande público, o superintendente falou sobre os encaminhamentos que serão dados a partir de agora”, informa Oliveira.

Reservas prováveis, volume de produção, valores do investimento, impacto socioambiental e repercussão no mercado local foram alguns dos assuntos em debate. “Na Argentina o Projeto envolvia cinco Estados, aqui apenas Sergipe. Em Projetos desta natureza, o empresariado deve se preparar para a demanda de novos fornecedores e para que sejam criadas as melhores condições para que isso ocorra naturalmente”, revela Cysne durante a palestra aos representantes das entidades filiadas ao Fórum Empresarial.

Dentre as lideranças da entidade, o ex-coordenador Roger Barros foi um dos que participou de diversas discussões sobre o Projeto Carnalita e ouviu os lados envolvidos. “O Fórum Empresarial de Sergipe sempre esteve presente em temas que são de alta relevância para o desenvolvimento do nosso Estado. No momento de maior discussão do Carnalita, saímos com uma Nota Pública nos posicionando e deixando clara a importância de um investimento deste montante para a economia local e que aspectos políticos fossem deixados de lado em prol da nossa sociedade. Este pensamento prevaleceu e o Projeto finalmente foi autorizado”, lembra Barros.

O CEO da Infox, Jorge Santana, que também comandou as discussões à época, garante que o Projeto tem importante significado para a economia sergipana. “O Carnalita garante a continuidade da produção de Potássio e o crescimento do nosso pólo de fertilizantes. Tive o privilégio de atuar nos primeiros anos do Projeto, enquanto titular da Sedetec, junto com o saudoso governador Marcelo Déda, que teve papel fundamental na mediação dos entendimentos entre a Vale a Petrobras, sobretudo quanto ao suprimento de gás natural e ao conflito de lavra”, pontua.

Ainda segundo Santana, a disputa política estabelecida poderia ter colocado o Projeto em risco. “O Fórum Empresarial assumiu posição firme, cobrando dos envolvidos a necessária responsabilidade para evitar que o maior investimento privado da história de Sergipe fosse inviabilizado”, destaca o CEO.

O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (Acese), Alexandre Porto, acredita que prevaleceu o bom senso na questão da Carnalita e tudo aconteceu dentro do tramite normal. “O Estado saiu vitorioso com este investimento significativo. Toda a economia local ganha, independente de Governo A ou B. O Fórum Empresarial teve um papel importante ao se posicionar sobre o assunto, buscando ouvir o Governo do Estado, a Prefeitura de Capela e mostrando a importância do investimento. É um projeto de caráter macro e este é o papel do Fórum Empresarial”, diz Porto.

O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomércio), Hugo França, corrobora com os colegas do Fórum Empresarial. “O Carnalita é um Projeto indispensável ao Estado de Sergipe, com relevante importância à economia local. A palestra de Francisco Cysne esclareceu pontos importantes ao empresariado local. A Fecomércio mais uma vez estará junto desta ação, cumprindo assim o seu papel”, comenta França.

Projeto Carnalita

Em fevereiro deste ano, o Fórum Empresarial de Sergipe lançou uma Nota Pública em defesa da livre iniciativa que clamava pela garantia do direito à Companhia Vale do Rio Doce de instalar o seu empreendimento, de caráter totalmente privado, no local mais viável (aprovado pelos órgãos competentes), não devendo os estudos serem objeto de questionamentos de caráter político-partidário. “O Projeto Carnalita, temos absoluta convicção, trará grande impacto positivo para a economia sergipana, gerando desenvolvimento, renda e empregos, além de perpetuar o diferencial competitivo do Pólo de Fertilizantes de Sergipe. Não bastassem todas essas razões, o Projeto Carnalita vem ao encontro do interesse estratégico do Brasil, reduzindo sua dependência externa nesse importantíssimo insumo para a agricultura nacional”, dizia a Nota.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Mais Notícias de Economia
© Joédson Alves/Agência Brasil
26/11/2024  14h03 Carrefour pede desculpas e frigorífico encerra boicote ao grupo
Companhia informou que as entregas de carnes foram retomadas
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
26/11/2024  13h53 Prefeitura de Aracaju pagará salário dos servidores na próxima sexta-feira (29)
Com o pagamento do salário de novembro, a gestão municipal injetará R$ 110 milhões na economia
Geraldo Bubniak/AEN
26/11/2024  12h09 Prévia da inflação oficial sobe para 0,62% em novembro
Alimentos e bebidas foram destaque, com alta de 1,34%
Ascom Energisa
26/11/2024  07h49 Energisa registrou 191 ocorrências de colisões em postes este ano
Aracaju lidera o ranking das ocorrências. Contudo, números registram queda de 12% em relação ao ano anterior
Arthuro Paganini
25/11/2024  16h38 Segunda parcela do 13º injetará quase R$ 300 milhões na economia sergipana
Pagamentos escalonados serão realizados entre os dias 4 e 6 de dezembro

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado