Números apontam necessidade de ampliação do aeroporto de Aracaju
Economia 19/09/2011 15h37O Governo do Estado de Sergipe anunciou o início das obras de ampliação da pista de pouso e decolagem do Aeroporto Santa Maria, em Aracaju. Prevista para junho de 2012, as obras irão incluir a construção de um novo anel viário no entorno do aeroporto, o desmonte do que restou no Morro do Avião, a elaboração dos projetos da pista e da estação de passageiros, um novo terminal de cargas, além dos estudos de impactos ambientais na região.
A ampliação do Aeroporto derivou de um estudo e de um acompanhamento constante da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) da movimentação aeroportuária de Sergipe, no qual se verificou a necessidade urgente da construção de um novo espaço que abrigue as novas aeronaves que pousam no aeroporto, além de mais conforto aos passageiros que ali circulam. Segundo dados da Infraero, o Santa Maria saltou de 589.719 mil passageiros, em 2006, para 940.389 mil passageiros, em 2010. Um crescimento de 60%, maior que a média nacional que foi de 52%.
"Se continuarmos com esse ritmo de crescimento, a capacidade operacional do Aeroporto Santa Maria estaria comprometida em no máximo cinco anos. Além disso, considerando que ampliaremos as campanhas de divulgação do estado e com a chegada da Copa do Mundo no Brasil, este ‘gargalo’ aéreo poderia ser antecipado", alertou o secretário de Estado de Turismo de Sergipe, Elber Batalha.
O número de passageiros que circulam no Aeroporto Santa Maria equivale, aproximadamente, a metade da quantidade de habitantes que o estado possui. Para entender o crescimento na movimentação, basta analisar o acumulado até o julho de 2011, que teve a média de um passageiro para cada 3,33 habitantes. Já se considerarmos apenas a população aracajuana, essa média é de um para um. Em alguns estados do Nordeste, a exemplo da Paraíba, que possui dois aeroportos, esta média é de um passageiro para cada 5.13 habitantes. Os dados apontam ainda que Sergipe fica a frente de estados como Alagoas, Maranhão, Piauí e Paraíba. "Isso significa que, proporcionalmente, Sergipe tem mais passageiros por habitantes que vários outros estados", pontuou Elber.
A boa notícia em relação à melhoria na quantidade de voos do aeroporto é que Sergipe teve um aumento de quase 100%, ampliando sua malha aérea para 24 voos diários este ano, totalizando 44 movimentos todo dia, entre chegadas e partidas. Em janeiro 2010, eram 12 voos, ou seja, 24 movimentos diários. Só em 2011, foram dez novos voos operando no Santa Maria. O que representa uma média de 30 mil novos assentos por mês. Em 2006, o estado possuía apenas nove voos diários.
A expectativa da Setur é que até o final do ano, Sergipe alcance a marca de 1 milhão de passageiros. "O crescente movimento no aeroporto está sendo estreitamente coordenado pela Infraero, pela Anac, juntamente com as empresas aéreas, para que não sejam incluídos novos voos nos horários de pico, garantindo a manutenção do conforto aos passageiros e usuários que utilizam o terminal de passageiros e a disponibilidade de vagas no pátio de aeronaves. A expectativa é de que em 2011 sejam processados um milhão de passageiros no Aeroporto Santa Maria", disse Luiz Bittencourt, superintendente da Infraero em Sergipe.
Ele afirmou que um dos objetivos é promover a desconcentração de mercado do gás
Revogações são ferramenta de transparência e controle de recursos, em consonância com política estadual de atração de investimentos
Tebet diz que maioria dos cortes valerão a partir de 2026
Obrigação vale para contribuintes notificados no fim de setembro
Os setores da indústria e agropecuária foram os que mais geraram empregos