Movimento em lojas cresce 0,7% em agosto
CDL/SE aponta crescimento da população como principal causa Economia 08/09/2011 09h35Da redação F5 News
O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio aponta que o movimento em lojas cresceu 0,7% em agosto. O levantamento mostra que a tendência é aumentar cada vez mais os índices até dezembro de 2011. O crescimento populacional, a inserção das classes C e D no mercado de consumo, o Programa Bolsa Família e o pagamento do 13º salário dos aposentados são apontados como as principais causas do registro do aumento.
Samuel Shuster, diretor do Clube de Dirigentes Lojistas/SE, explica que há um estudo indicando que 10 mil crianças nascem por mês no país. Por consequência, para ele, o aumento da população significa elevação de consumidores. “A população está aumentando, nasce mais de 10 mil crianças no país e, no futuro próximo, serão mais 10 mil pessoas consumindo”, explicou.
O levantamento aponta ainda que em junho o movimento caiu 0,1%, passando para uma pequena alta de 0,2% em julho. No acumulado do ano até agosto, o índice foi 9,5% superior ao registrado no mesmo período de 2010. Os dados são nacionais, porém, Sergipe não foge à regra e tem imprimido os mesmos índices. “A tendência é ser crescente. Setembro e outubro há aumento e dezembro estoura”, avaliou Shuster.
A expectativa é que em dezembro as vendas elevem em mais de 7% os lucros, se comparado ao mesmo mês de 2010.
O estudo diz ainda que o bom desempenho se deve a área automobilística (+5,6%), as vendas em lojas de material de construção (+3%) e no comércio de tecidos, vestuário, calçados e assessórios (+2%), também de móveis, eletrodomésticos e informática (1%) e de combustíveis e lubrificantes (+1,3%).
Sindpese atribui alta às oscilações no mercado internacional e à política de reajustes semanais
Dados da Pnad mostram que o estado é 5º com maior redução da taxa de desocupados
Sergipe apresentou taxa de desemprego de 8,4% neste trimestre, de acordo com PNAD
Cerca de 220 mil contribuintes receberão R$ 558,8 milhões
Pagamento mensal de benefício segue calendário oficial