Governo de Sergipe apoia realização da Expo Pesca & Aquicultura 2023
Trata-se do maior evento da cadeia pesqueira de Sergipe, Alagoas e Bahia (Sealba) Economia | Por Agência Sergipe 13/09/2023 07h00O Governo de Sergipe, por intermédio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), apoia a realização da Expo Pesca & Aquicultura 2023. O evento tem início nesta quarta-feira, 13, e continua até a sexta, 15, no Centro de Convenções AM Malls – Sergipe, na capital, Aracaju.
Com expectativa de receber centenas de pessoas durante esses três dias, o evento tem grande importância para o desenvolvimento do setor pesqueiro e para o estímulo à cadeia do turismo no estado. A secretária Nacional da Aquicultura, Tereza Nelma, estará presente na solenidade de abertura, nesta quarta.
O secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco, destaca a importância de o Governo de Sergipe investir, cada vez mais, em eventos nacionais no estado. “Ao apoiar a Expo Pesca & Aquicultura que, por si só, já tem grande relevância para o desenvolvimento da economia de Sergipe, a Setur contribui para promover o turismo em nosso estado. Afinal, trata-se de um congresso capaz de atrair um grande número de pessoas, o que movimenta consideravelmente a cadeia turística. Isso contribui para gerar emprego e renda para nossa população, principal mote do governo estadual”, avalia.
A Expo Pesca é o maior evento da cadeia produtiva pesqueira dos estados de Sergipe, Alagoas e Bahia (Sealba), com grande relevância para toda a região Nordeste. É realizado pela Câmara Empresarial da Pesca e Aquicultura da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomércio/SE), em parceria com o Grupo Êxito e o Mangue Cultural. Durante o evento, haverá debates, palestras e exposições.
Os objetivos são debater o cenário da pesca e da aquicultura na região Sealba e mostrar as potencialidades das áreas, as perspectivas de crescimento e como elas se encontram em relação ao restante do país. Além disso, a Expo Pesca & Aquicultura busca fortalecer o setor em Sergipe, para que todo o ciclo produtivo do pescado seja realizado localmente e comercializado além divisas e fronteiras. Também será avaliado o que é necessário fazer para que o setor alcance índices muito satisfatórios.
O estado de Sergipe ocupa a quarta posição no ranking nacional de produção de camarão e também se destaca no volume produzido de tilápia, sendo fundamental articular estratégias que impulsionem ainda mais a entrada desses itens no mercado industrial. Nesse sentido, no sábado, 16, ocorrerá uma visita técnica ao laboratório de pesquisa, criação e desenvolvimento do camarão-pitu no município de Neópolis, na região do baixo São Francisco sergipano.
Os interessados em participar do evento, que é gratuito, devem se inscrever por meio do link disponibilizado na bio do Instagram @expopesca.sealba.