Fornecedores regionais alavancam a economia local
Economia 09/05/2012 13h30
As grandes e médias redes de supermercados e atacados atualmente investem mais em fornecedores regionais. Além de garantir uma melhor qualidade dos produtos oferecidos aos consumidores, essa política de valorização regional possibilita a redução dos custos de logística, distribuição e de pagamento de impostos para o supermercado. Seguindo este cenário, o consumidor passa a reconhecer e valorizar a atuação da empresa na região, além da identificação com a marca.
Em Sergipe, vários fornecedores abastecem grandes redes de supermercados, como por exemplo, a Nutrial, que há 30 anos fornece carnes bovina, ovina e suína para a rede GBarbosa. Segundo o gerente comercial da Nutrial, Roosevelt Mendonça, estimular a atuação dos fornecedores regionais é reflexo da preocupação das grandes e médias empresas com a economia local.
“Fornecemos para várias empresas locais, mas o GBarbosa pelo tamanho do negócio representa uma quantia significativa para nós, sendo um de nossos maiores parceiros. Quando uma empresa desse porte valoriza os fornecedores regionais, estimula a produção local, proporciona renda e empregos diretos e indiretos na região, além de ser um dos maiores arrecadadores de impostos”, afirma Roosevelt.
Investimentos
Somente no GBarbosa, maior rede supermercadista de Sergipe, 60% da compra de carnes realizada nos estados de Sergipe e Bahia é regional. De acordo com o diretor Comercial de Alimentos da rede, José Luiz Miranda, o gênero alimentício é o que mais se destaca entre os produtos comprados regionalmente. “Em todas as praças onde atua, o GBarbosa compra em média 80% dos alimentos cítricos dos fornecedores regionais. Além disso, atualmente o café, a farinha de mandioca e a carne bovina são os principais produtos comercializados com esses fornecedores” afirmou José Luiz.
Além da qualidade oferecida para quem investe nos fornecedores regionais, outra vantagem é a economia. “Com fornecedores da região, podemos conseguir o preço real do produto com facilidade logística. Isso significa dizer que obtemos produtos mais baratos e uma entrega mais rápida. Para dar um exemplo prático, 70% da carne do Nordeste, de qualidade reconhecida, chega às lojas com, no máximo, 72h de produção, o que garante frescor para nosso consumidor”, disse.
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