Filme da Barbie movimenta publicidade e promoções, inclusive em Sergipe | F5 News - Sergipe Atualizado

Cinema
Filme da Barbie movimenta publicidade e promoções, inclusive em Sergipe
Estreia do longa em live action foi na quinta (20), com salas lotadas em Aracaju
Economia | Por F5 News 22/07/2023 19h00


Desde 2019, ano em que o live action da Barbie foi anunciado pela produtora Warner Bros, as pessoas que tiveram a boneca e personagem como parte da sua infância e adolescência esperam ansiosas pelo lançamento do longa, que ocorreu nesta quinta-feira (20), no Brasil. Em Aracaju, as redes de cinemas destinaram a maior parte de suas salas ao filme, com diferentes horários de sessões, antecipando a dimensão da acolhida do público, que se confirmou grandiosa.

Esse lançamento possui grande representatividade para as pessoas que brincaram com a boneca e/ou assistiram às várias animações nas quais ela se tornou protagonista. Atualmente com 64 anos de nascida - o maior sucesso da fabricante Mattel -, Barbie disseminou a mensagem de que cada menina poderia ser quem ela quisesse e, com isso, conquistou corações e mentes, ao se modernizar e seguir encantando gerações, não necessariamente apenas na infância. 

Ao longo dessas mais de seis décadas, a Barbie já teve cerca de 180 versões, indo de princesa ou sereia, às ilustrativas de profissões como médica, professora, advogada e aeromoça, como eram chamadas à época desse lançamento, em 1960, as comissárias de bordo.   

O investimento promocional da Mattel Films e Warner Bros é um dos mais vigorosos dos últimos anos no mercado cinematográfico mundial, estima-se que tenha alcançado cem milhões de dólares. Talvez justifique, por exemplo, a personalização do Google, que pipoca faiscas na cor rosa quando são pesquisados termos relativos ao filme, desde simplesmente Barbie, aos nomes dos protagonistas Margot Robbie e Ryan Gosling e da diretora, Greta Gerwig.

Diversas iniciativas comerciais foram adotadas em alusão ao longa, como uma grande rede de fast food que lançou um sanduíche em homenagem a Barbie. Surfando na onda rosa, influenciadoras digitais também se empenharam em produzir conteúdos voltados à boneca e personagem, a exemplo de Bianca Andrade e Niina Secrets.

Outro aspecto que pode ser observado é a movimentação do mercado na venda de roupas e acessórios no estilo Barbie, ou seja principalmente na cor rosa. Um levantamento realizado pela Folha de São Paulo constatou que, no Mercado Livre, as buscas pelos termos relacionados ao universo da boneca e personagem aumentaram 137% nos últimos três meses, em comparação ao mesmo período do ano passado. 

Um crescimento significativo também ocorreu no marketplace Shopee, onde a procura aumentou 70% em maio, em relação a abril do ano anterior. Segundo a plataforma, os itens mais buscados foram adesivos de unha, sandálias, casa de boneca e camisetas. 

O aplicativo “Compre sem fila”, presente em 24 estados do país e nascido na cidade sergipana de Tobias Barreto, passou a confirmar o recebimento dos pedidos de forma criativa, e ainda substituiu o vermelho de sua identidade visual pelo tom rosa do universo Barbie.  

A universitária sergipana Thamires Conceição, de 21 anos, foi uma das pessoas que, quando criança, mergulhou no universo paralelo da Barbie, através dos brinquedos, das animações e músicas e, até mesmo, dos aniversários temáticos da personagem, com direito a um bolo no formato da boneca. Por esse motivo, essa versão em live action se torna especial por uma série de motivos, principalmente por ter criado em seu imaginário uma memória afetiva. 

“Querendo ou não, tudo a ver com a Barbie envolve muito a questão da nostalgia. As músicas, o cenário, a história... tudo foi pensado para ser uma ficção atrativa ao público e por anos, para muitos, eles [os filmes] serviram como rota de fuga da realidade. Ver esse desenho adaptado para o 'mundo real', com pessoas reais interpretando os personagens, dá muita curiosidade em torno de como vai ser”, disse ao F5 News

Outro fato interessante sobre a produção é que, apesar da personagem tradicionalmente viver em um mundo encantado, agora ela terá de lidar com situações desafiadoras, familiares ao cotidiano das pessoas que existem de verdade, fora do território da ficção.  

Durante entrevista ao F5 News, a estudante Anna Carolinne refletiu sobre essa proposta do filme. "É importante ver que até mesmo a Barbie, conhecida pela sociedade com um 'padrão de perfeição', passa por dificuldades, e sai do seu mundo para vivenciar experiências reais, onde nada daquilo que ela acredita acontece", avalia. 

Conheça as principais animações da Barbie, antes do live action:

1. Barbie: O Quebra-Nozes (2001)
2. Barbie Rapunzel (2002);
3. Barbie: Lago dos Cisnes (2003);
4. Barbie em A Princesa e a Plebeia (2004);
5. Barbie Fairytopia (2005);
6. Barbie e as Doze Princesas Bailarinas (2006);
7. Barbie em A Princesa da Ilha (2007);
8. Barbie Butterfly (2008);
9. Barbie e o Castelo de Diamante (2008).
10. Barbie e as Três Mosqueteiras (2009);
11. Barbie em Vida de Sereia (2010);
12. Barbie e o Segredo das Fadas (2011);
13. Barbie: Escola de Princesas (2011);
 

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Economia
© Joédson Alves/Agência Brasil
26/11/2024  14h03 Carrefour pede desculpas e frigorífico encerra boicote ao grupo
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
26/11/2024  13h53 Prefeitura de Aracaju pagará salário dos servidores na próxima sexta-feira (29)
Geraldo Bubniak/AEN
26/11/2024  12h09 Prévia da inflação oficial sobe para 0,62% em novembro
Ascom Energisa
26/11/2024  07h49 Energisa registrou 191 ocorrências de colisões em postes este ano
Arthuro Paganini
25/11/2024  16h38 Segunda parcela do 13º injetará quase R$ 300 milhões na economia sergipana

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado