Festejos juninos geram boas expectativas no setor hoteleiro em Sergipe
Já há hotéis com datas 100% lotadas para o período junino em Aracaju Economia | Por F5News 18/05/2024 16h30Se há um setor que não vê a hora em que a sanfona vai começar a tocar com mais frequência em Sergipe é o de hotéis e pousadas. Dados divulgados neste sábado (18) pelo governo do Estado indicam que além da boa procura por reservas, há estabelecimentos que já registram lotação completa para alguns finais de semana do mês de junho, quando celebramos os santos do ciclo junino.
Este ano, a Vila do Forró da Orla de Atalaia em Aracaju terá 60 dias de duração, se estendendo durante as férias de junho. Já no Arraiá do Povo, também na Orla, serão 30 dias de shows com atrações sergipanas e nacionais que devem ajudar a movimentar o principal cartão-postal da capital sergipana, por onde passaram mais de 500 mil pessoas durante o mesmo período do ano passado.
Para superar o sucesso alcançado em 2023, este ano a gestão estadual divulgou a programação junina previamente, ainda no mês de março, tendo sido o primeiro estado do país a fazê-lo, decisão que, para o setor hoteleiro, foi mais que acertada, pois tem contribuído para a procura antecipada por vagas de hospedagem.
De acordo com a executiva comercial de um dos hotéis localizado na Orla da Atalaia, Tálita Manguinho, apesar de o calendário ainda se encontrar em meados de maio, algumas datas do mês de junho já atingiram 100% de ocupação.
“Ano passado foi bem positivo, e este ano está sendo ainda melhor. Na data do São João, especificamente de 22 a 24 de junho, para quando fechamos pacotes, nós já estamos com 100% de ocupação, e há muita procura também para o restante do mês; há períodos em que estamos com 50%, e aos finais de semana com 85%. A intenção é que a ocupação seja bem melhor do que no ano passado, e com certeza vamos conseguir”, detalhou Manguinho.
Assim como ela, a gerente comercial de outro hotel localizado na Orla, Roberta Baracho, acredita que a antecipação da divulgação da programação dos festejos juninos assegurou o sucesso do segmento para o período. Segundo ela, a programação tem sido, inclusive, um bom argumento para convencer potenciais turistas a visitar o estado.
“No ano passado foi movimentado, conseguimos bater as metas, mas este ano, especificamente, a procura está sendo melhor, uma vez que a programação foi divulgada com antecedência. Isso tem ajudado muito, porque quando os possíveis hóspedes entram em contato conosco, nós já temos a programação do Arraiá do Povo, então estamos conseguindo converter mais vendas. Assim que o Governo do Estado lançou a programação, já iniciamos as vendas”, contou Baracho.
Somente em Aracaju, onde está concentrada a maior parte (79%) dos leitos da rede de hospedagem do estado – segundo dados do Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo, dos 12.489 leitos existentes em Sergipe, 9.883 estão concentrados na capital, distribuídos entre 87 hoteis e pousadas –, além dos eventos da Orla da Atalaia, os sergipanos e os turistas ainda contam com as festas na Rua São João e no 18 do Forte, na zona norte; no Gonzagão, na zona sul; e no Centro de Criatividade, no Centro da cidade.
Assim, a divulgação antecipada dos festejos não é a única estratégia adotada pelo Governo do Estado para impulsionar a cadeia turística em Sergipe, como aponta o gerente geral de outro hotel situado na mesma região, Jairo de Carvalho Filho.
“O governo atual está atendendo a todas as demandas que nós sempre pedimos: divulgando o calendário com antecedência, firmando parcerias de capacitação e marketing com os operadores, investindo nos operadores, promovendo capacitações em volume maior e mais intenso, com material de divulgação, além de ter profissionalizado a Secretaria do Turismo”, indicou.
Segundo ele, tudo isso tem assegurado que o segmento hoteleiro se prepare para colher bons frutos no período junino. “O mês de junho aqui já tem tradição, mas, de alguns anos para cá, alguns governos começaram a investir mais na divulgação e criaram o Arraiá do Povo, aqui na Orla. Os hotéis começaram a investir mais em decoração, em atrações. Aqui, por exemplo, temos apresentação de quadrilha junina, comidas típicas, toda uma decoração especial, e percebemos uma grande movimentação por conta disso”, acrescentou o gerente.
*Com Agência Sergipe