Fábrica de fertilizantes da Unigel é inaugurada no município de Laranjeiras
Solenidade contou com a presença do ministro de minas e Energia, Bento Albuquerque Economia | Por Will Rodriguez 02/08/2021 14h05 - Atualizado em 02/08/2021 16h06Em operação desde maio, a fábrica da Unigel em Laranjeiras (SE) foi oficialmente inaugurada nesta segunda-feira (2) em uma solenidade que contou com a participação do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, além de outras autoridades estaduais. A retomada das atividades da planta - que já tinha sido operada pela Fafen - reposiciona Sergipe no mercado de fertilizantes.
A fábrica possui capacidade de produção anual de 650 mil toneladas de ureia, 450 mil toneladas de amônia e 320 mil toneladas de sulfato de amônio, de modo que a empresa se torna a maior produtora nacional dos insumos. O período de arrendamento é de dez anos, prorrogáveis por igual período.
[GALERIA][/GALERIA]
A entrada da Unigel Agro em operação também endereça importantes aspectos de sustentabilidade, trazendo maior segurança alimentar e nutricional ao Brasil, com a redução da dependência de importações, gerando cerca de 1.500 empregos diretos no estado. Há também perspectiva de reduzir os riscos operacionais e financeiros tanto das empresas misturadoras de fertilizantes – que fabricam os produtos NPK –, quanto dos produtores rurais.
"Essa inauguração garante o aumento da arrecadação do Estado e Municípios, e diminui a dependência do país deste tipo de produto. Vim testemunhar outro grande exemplo de políticas públicas bem elaboradas, como a nova política de gás, que pode trazer grandes resultados para o país. Sergipe caminha para se tornar um gigante do setor energético", frisou o ministro Bento Albuquerque.
O governador Belivaldo Chagas, o deputado federal Laércio Oliveira e o prefeito de Aracaju estavam entre as autoridades que marcaram presença na solenidade oficial de abertura da planta fabril, bastante festejada como indutora do crescimento da economia sergipana e brasileira.
"Fizemos todos os esforços para que esta fábrica voltasse a funcionar, antes Fafen, agora Unigel Agro Sergipe. Sei das dificuldades que enfrentamos, mas não deixamos de agir. Sergipe é um canteiro de obras, de novos investimentos sendo feitos e, agora, a chegada da Unigel demonstra a força do nosso estado, além da expectativa de dias melhores", comemorou Belivaldo.
O secretário do Desenvolvimento Econômico, José Augusto de Carvalho, lembrou que o Estado precisou encontrar soluções para que Sergipe tivesse a Unigel como o primeiro consumidor livre de gás natural, tirando do papel uma figura essencial para o funcionamento do Novo Mercado de Gás. José Augusto evidenciou ainda a importância da fábrica para o desenvolvimento de Sergipe e do Brasil.
Fotos: Pedro Ramos/Especial para o F5News