Evento busca potencializar jovens para o agronegócio
Economia 04/03/2015 09h17A Feira Agropecuária do Estado de Sergipe (Faese) segue até o dia 8 de março e o Conselho de Jovens Empreendedores (CJE) da Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (Acese) lança o Agrojovem, evento que busca abordar temas ligados ao agronegócio e a sua importância para o Estado, além de auxiliar e despertar o interesse dos jovens no setor. O lançamento acontece na próxima sexta-feira (6), às 14h, no Parque de João Cleophas.
O Conselho conta com o apoio da Federação da Agricultura de Sergipe e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Na ocasião, acontecerá uma palestra sobre o mercado agropecuário e debate com os jovens atuantes no setor. “Conseguimos espaço para participar desse evento, que é a maior exposição de animais do estado e atinge um público interessado nessa área, inclusive os jovens”, afirma Annelise Aragão, zootecnista instrutora do Senar e diretora de Agronegócios do CJE.
Haverá também, um estande que disponibilizará informações e orientações durante a semana. Ainda de acordo com Annelise, o agronegócio estimula e potencializa jovens. “Programas a nível nacional como o CNA Jovem e empresas como a ‘Bunge’ e a ‘Monsanto’, estimulam o jovem a trabalhar no setor. Em estados como o Mato Grosso do Sul, a atuação de jovens no setor já é bem destacada.”
Responsável por 22,8% do PIB brasileiro, o mercado agropecuário gera cerca de 30% dos empregos do país e contabiliza o montante de 1,02 trilhão de reais, valor superior ao PIB de países como Holanda, Arábia Saudita e Suécia (dado de 2013). “Por ter PIB mais representativo no nosso país, precisamos de pessoas que se interessem pelo campo e que trabalhem pela melhoria deste setor. Então, apostamos muito nos jovens”, destaca a diretora.
Faese
Palestras técnicas, exposição de máquinas e implementos agrícolas, julgamento de bovinos, equinos e muares, com destaque para as exposições ranqueadas de Nelore e Gir Leiteiro e da 1ª Etapa da Copa Nordeste de ovinos da raça Santa Inês. Estas são algumas das atividades que fazem parte da quinta edição da Faese, realizada pela Federação da Agricultura do Estado de Sergipe.
Os leilões estarão presentes em dois eventos, mesmo número em relação ao ano passado. Na sexta-feira, 6 de março, acontece o Leilão Raça do Criador, com foco na venda de bovinos. Já no sábado, 7, o destaque será o DNA Sergipe, com oferta de ovinos Santa Inês e Dorper. Em 2014, foram realizados dois remates que comercializaram 35 animais Guzerá, Gir Leiteiro e Girolando por R$ 229.500, sendo o pior desempenho da história da feira.
Fonte: Asscom/CJE
Remuneração extra é garantida a trabalhadores com carteira assinada
Companhia informou que as entregas de carnes foram retomadas
Com o pagamento do salário de novembro, a gestão municipal injetará R$ 110 milhões na economia
Alimentos e bebidas foram destaque, com alta de 1,34%
Aracaju lidera o ranking das ocorrências. Contudo, números registram queda de 12% em relação ao ano anterior