Estelionato eletrônico cresceu 400% em Sergipe; confira alguns casos | F5 News - Sergipe Atualizado

Alerta
Estelionato eletrônico cresceu 400% em Sergipe; confira alguns casos
Em 2021, Sergipe registrou 80 casos; em 2022, esse número saltou para 432
Economia | Por F5 News 29/07/2023 07h30


Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2023, divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), trazem à tona uma preocupante realidade no estado de Sergipe: um aumento alarmante nos crimes de estelionato eletrônico.

De acordo com as estatísticas reveladas, houve um crescimento de mais de 400% nas ocorrências desse tipo de crime, comparando os dados referentes aos anos de 2021 e 2022.

O Anuário Brasileiro de Segurança Pública é uma fonte de informação que compila dados fornecidos pelas secretarias de Segurança Pública estaduais, Polícias Civis, Militares e Federal, além de outras fontes oficiais do setor.

Esses números permitem uma análise mais aprofundada do cenário da segurança pública no país, auxiliando na identificação de tendências e necessidades de atuação.

Em 2021, Sergipe registrou 80 casos de estelionato eletrônico. Contudo, em 2022, esse número saltou para 432 ocorrências, representando um aumento de 352 casos em apenas um ano.

Esse aumento expressivo, de 437,1% no período de um ano, levanta preocupações sobre as medidas de prevenção e combate a esse tipo de crime no estado.

O estelionato eletrônico engloba uma série de golpes realizados por meio da internet e de dispositivos eletrônicos, tais como phishing, golpes de cartão de crédito, fraudes em compras online, entre outros.

As vítimas geralmente são induzidas a fornecer informações pessoais, como senhas e dados bancários, possibilitando que os criminosos realizem transações financeiras indevidas.

O F5 News separou algumas modalidades comuns de estelionato eletrônico:

1. Phishing: Nesse golpe, os criminosos enviam mensagens falsas, aparentemente de empresas conhecidas, induzindo os usuários a clicarem em links maliciosos que roubam suas informações pessoais, senhas e dados bancários.

2. Fraudes em Compras Online: Aproveitando-se do aumento do comércio eletrônico, os golpistas criam lojas virtuais falsas, oferecendo produtos a preços atrativos. No entanto, após o pagamento, os produtos não são entregues e os estelionatários desaparecem.

3. Clonagem de Cartões: Essa modalidade envolve a instalação de dispositivos em caixas eletrônicos ou máquinas de pagamento, que copiam as informações do cartão das vítimas. Com os dados em mãos, os golpistas realizam transações fraudulentas.

4. Sequestro de Dados (Ransomware): Nesse golpe, os criminosos invadem sistemas de empresas ou computadores pessoais, criptografam os dados e exigem um resgate em dinheiro para liberá-los.

Diversos são os crimes de estelionato eletrônico noticiados pelo F5 News, confira alguns recentes

1. Uma falsa juíza foi presa por aplicar golpe do PIX em 40 vítimas em Aracaju

2. A Polícia Rodoviária Federal em Sergipe foi alvo de um "golpe do Pix"

3. Uma investigada por aplicar golpe do agendamento do Pix é presa em Estância (SE)

4. Quarteto suspeito de aplicar golpes em lojas de roupas é preso em Glória

5. Presos suspeitos de aplicar golpes em idosos; prejuízo é de R$ 200 mil

O pix também é uma ferramenta que tem servido aos criminosos, já que permite movimentações rápidas e gratuitas a qualquer dia e horário.

Com isso, a vítima tem menos tempo para perceber a artimanha e pode não conseguir cancelar a operação. Por isso, é necessário ficar atento para evitar ser vítima de fraude na plataforma. Conheça, a seguir, os principais golpes que envolvem o sistema e veja como se proteger deles através do vídeo do Canaltech: 

 

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Economia
© Joédson Alves/Agência Brasil
26/11/2024  14h03 Carrefour pede desculpas e frigorífico encerra boicote ao grupo
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
26/11/2024  13h53 Prefeitura de Aracaju pagará salário dos servidores na próxima sexta-feira (29)
Geraldo Bubniak/AEN
26/11/2024  12h09 Prévia da inflação oficial sobe para 0,62% em novembro
Ascom Energisa
26/11/2024  07h49 Energisa registrou 191 ocorrências de colisões em postes este ano
Arthuro Paganini
25/11/2024  16h38 Segunda parcela do 13º injetará quase R$ 300 milhões na economia sergipana

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado